' '' Plano de Aula: Temas Transversais Pluralidade Cultural (PCN) | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

10 setembro 2011

Plano de Aula: Temas Transversais Pluralidade Cultural (PCN)


A diversidade cultural é uma temática que vem sendo cada mais vez mais discutida, graças a sua importância na sala de aula, por isso, é importante que o professor (a) possa levar em conta o contexto cultural do aluno durante o planejamento escolar. Planejar pode trazer um grande diferencial ao ensino-aprendizagem e elaborar um plano de aula pode trazer muitas dúvidas a mente, neste caso, confira este modelo ou execute com seus alunos.

PLANO DE AULA
                       
INSTITUIÇÃO: _____________________________________
DISCIPLINA: Conteúdo Interdisciplinar: Pluralidade Cultural.
PROFESSOR (A): _______________________________________
ANO: _____ TURMA: _____ DATA: ___/___/___.

Conteúdos:

- Pluralidade Cultural: linguagens e representações: (música de axé: festa da cantora Ivete Sangalo), diferentes linguagens, expressão além da verbal, música, dança, ritmo e gênero musical, letra.

Objetivo geral:

- Reconhecer a diversidade cultural existente em nosso país bem como os seus costumes.

Objetivo Específico:

- Instigar os educandos sobre a extensa diversidade cultural e racial existente no país;

- Destacar a importância e a necessidade de respeitar todas as culturas quaisquer que sejam elas;
- Propiciar meios para os educandos situarem as diversas culturas, bem como a localização de maior procedência desta;

- Situar alguns estados brasileiros na qual a diversidade cultural tem maior ênfase.

Metodologias:

-  Apresentar a música aos alunos e a letra para uma melhor compreensão.
- Depois de escutarem a música, pedir para que eles façam um desenho.
- Auxiliá-los num trabalho de pesquisa em livros disponíveis na biblioteca da escola, partindo do tema em debate, através de sua extensa área de possível informação, fornecendo-lhes sugestões alem de livros, de jornais, artigos de revistas, de possível e interessante acesso.
- Fazer uma explanação sobre o assunto que está sendo discutido com os educandos, incitando-os a pensarem sobre o tema, pedindo para que estes falem qual é a opinião que eles possuem;
- A sala será dividida em grupos, na qual os educandos se dividiram por afinidade de pesquisa, sendo que cada grupo ficará responsável por alguns estados brasileiros, pesquisaram as diversas culturas, bem como os seus costumes existentes neste;
- Ao término da pesquisa, os grupos apresentaram o material encontrando para a sala, relatando qual foi o aproveitamento desta.

Estratégias:

Atualmente a diversidade cultural, está presente em nossa realidade, possuindo dessa forma a necessidade de conhecermos a diversas culturas, assim como os seus costumes. Demonstrar a formação da população do nosso país, através das imigrações, debatendo a importância dessas diversas culturas e o que essas contribuíram para o crescimento do nosso país.

Recursos:

Letra da música “a festa” da cantora Ivete Sangalo, folha de papel A4 impressa, aparelho de som microsistem, professora, alunos.

Avaliação:

- A avaliação será constante, diagnóstica e com o intuito de reorganizar os conceitos e concluir de forma significativa.
- Será realizada através de:
- Observações direta e indireta do aluno;
- Relatos de trabalhos realizados, com as observações e conclusões desenvolvidas;
- Atividades que demonstram se o aluno foi capaz de interpretar as mensagens contidas;
- Observações no decorrer das atividades, com o intuito de verificar a criatividade, a interpretação, a coesão e o desenvolvimento do educando.

REFERÊNCIAS

PCN, parâmetros curricular nacional: Pluralidade Cultural: temas transversais, volume 10.


3 Comentários - Comente!

carol 9/20/2012

Legaaaaaaaaaaaaaaaaaal :D
Moça genial você *-*

História 3/05/2014

Adorei

História 3/05/2014

Adorei

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.