' '' ' PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!: janeiro 2014

QUEM É VAL? (clique aqui)

Val Barreto, saiba mais sobre ela: "Professora, servidora pública municipal, pedagoga formada na Faculdade Metropolitana de Porto Velho, especialista em Educação/Supervisão, jornalista, escritora, militante da educação e uma das idealizadoras do movimento SALVE O IPAM. "

PROPOSTAS (clique aqui)

Confira as propostas de Val Barreto "Para a saúde pública,cultura, educação municipal, para os professores, servidores municipais, IPAM Saúde e mais!"

PARTIDO CIDADANIA 23

O cidadania busca de forma coerente concretizar– os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social. "com novos modelos e soluções para a urgente melhoria das condições de vida do povo brasileiro. "

FALE COM A VAL (clique aqui)

Entre em contato a Val Barreto: Esclareça suas dúvidas. Você pode entrar em contato pelo whatsapp (69) 993106942, pelo facebook, instagran, email e mais.

FAÇA PARTE (clique aqui)

Todo apoio e trabalho voluntário é bem vindo: "Há vagas para formiguinha, designer de redes sociais, colunista, marketing digital, Designer gráfico, dentre outras funções!" .

31 janeiro 2014

A sútil diferença entre educação e ensino - O verdadeiro papel do professor


Por Veldineia Barreto.

         Educação é o processo de transferência e aquisição de valores enquanto Ensino é o processo de transferência e aquisição de conhecimentos. Conhecimentos é o conjunto de saberes cientificamente comprovados. Dessa maneira é possível ver a sutil diferença entre esses dois conceitos estruturais que infelizmente alguns profissionais não sabem discernir, o que pode levar à uma séria complicação devido à sua errônea interpretação no exercício da sua profissão. Quem determina o que é educação e o que é ensino são as políticas.
A legislação afirma que cabe à família a transferência de valores. Logo, considerando o fato de que os valores não podem ser ensinados e sim obtidos durante a vida do individuo, não é tarefa do professor educar e sim ensinar.
Atualmente a família não possui mais aquela formação tradicional, cabe ao professor respeitar as diferentes estruturas familiares. Um exemplo disso é o exemplo de alguns professores que ao entrarem em sala de aula iniciam uma oração, o que na verdade é, ainda que aparentemente uma ação inocente e de boas intenções pode ocasionar em um conflito religioso, pois alguns alunos podem ser católicos.
Por isso o papel do professor não é educar, seja uma educação religiosa, hábitos culturais ou manias que o aluno possua, o papel do professor é a de transferência de conhecimentos, o foco do professor deve ser o ensino.
Se o professor NÃO possuir domínio do assunto, não vai conseguir ensinar, e mesmo que possua valores condescendentes não conseguirá nem educar. Como é possível passar um conhecimento que você não tem?
É claro que o professor vai passar, ainda que inconscientemente seus valores aos alunos, um exemplo: se o professor xingar durante as aulas, os alunos vão xingar também.
O objetivo da escola hoje em dia não é construir valores, e sim desconstruí-los, ou seja algumas ações que um individuo obteve no convívio da família ou fora dela, deve ser exterminado pelo professor, mas isso só quando realmente necessário, e não deve passar de uma educação relacionada a disciplina básica e limites indispensáveis ao convívio em sala de aula.
O professor tem que se posicionar com o conhecimento e não com valores, cada pessoa já possui seus próprios valores e sua própria cultura, e caso o professor se posicione através de seus valores, pode ocorrer de agredir os valores morais de alguém.   
A educação cabe à família e o professor deve adequar à lei. Em primeiro lugar vêm os conhecimentos. Todos os alunos vão precisar dos conhecimentos básicos, pois o mundo não leva em consideração a carência, estado psicológico, ou emocional e sim os conhecimentos absorvidos.
Um fato que deve ser levado em conta é que o Brasil não possui um sistema educacional, o Brasil possui sistemas e o Estado não transfere valores, ele apenas complementa.
Portanto o professor deve ensinar os conhecimentos necessários para que cada individuo possa exercer a sua “cidadania”, para que possa adquirir autonomia, lutar pelos seus direitos, progredir como pessoa e por que não como profissional?  Um aluno não pode ir de uma série à outra sem ter os conhecimentos básicos, o que infelizmente não é uma realidade no Brasil.

Livro grátis: coletânea de textos literários: “O pequeno livro das grandes emoções”


Essa coletânea de textos literários de diversos tipos e estilos, escritos por alguns dos melhores escritores brasileiros, foi feita para iniciar jovens e adultos na grande aventura da leitura. Delicie-se com textos de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, entre outros.

Livro grátis: “A importância do ator de ler” Paulo Freire (Baixar)

 

O presente livro de Paulo Freire constitui-se em uma palestra sobre a importância do ato de ler em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe em São Tomé e Príncipe. Não é preciso apresentar Paulo Freire aos leitores deste livro; Paulo Freire, mesmo durante os longos anos de exílio, sempre esteve entre nós, pela mediação de seu testemunho do educador universal, dimensão a que acedeu ao se comprometer politicamente com a tarefa da recuperação da humanidade do oprimido. Pouco importa onde se encontra o oprimido, pouco importa sua nacionalidade: o que está em causa é a dignidade da pessoa humana, que, na opressão ou na libertação, atinge uma dimensão de universalidade.

Relatório de estágio pronto: EJA – Educação de jovens e Adultos (Estágio Supervisionado IV)


A realização do estágio as vezes representa um momento confuso, afinal é quando você tem a oportunidade de estabelecer relações entre teoria e prática. Porém, o processo de elaboração do relatório do estágio, narração e organização pode representar dúvidas maiores ainda. Pensando nisso, o Universo Pedagogia.com disponibiliza um relatório pronto e real realizado na modalidade Educação de jovens e Adultos com jovens e adultos da 2ª série, contudo, pode ser modelo para qualquer série escolar da EJA.

Você pode acessar o arquivo e se basear para ajudar na elaboração do seu.

Relatório de estágio pronto: Educação Especial (Estágio Supervisionado III)


A realização do estágio as vezes representa um momento confuso, afinal é quando você tem a oportunidade de estabelecer relações entre teoria e prática. Porém, o processo de elaboração do relatório do estágio, narração e organização pode representar dúvidas maiores ainda. Pensando nisso, o Universo Pedagogia.com disponibiliza um relatório pronto e real realizado na modalidade Educação Especial com crianças em fase alfabetização (Educação Infantil) com deficiência auditiva, abordando as dificuldades do educando e professor com a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), contudo, pode ser modelo para qualquer relatório da modalidade Educação Especial.

Você pode acessar o arquivo e se basear para ajudar na elaboração do seu.

Autora: Valdineia Barreto
Curso: Pedagogia – Faculdade Metropolitana
Modalidade: Educação Especial
Flexibilização: Deficiente auditivo.
Nota do relatório: 10
Profº/Orientador: Ms. Hércules Borges
Formato do arquivo: Word 2007
Nº de folhas/Laudas: 38
Host/Hospedagem: Skydrive
Aviso: Para salvar vá em “Arquivos – Salvar como”

Para baixarCLIQUE AQUI

Relatório de estágio pronto: Ensino Fundamental I (Estágio Supervisionado)


A realização do estágio as vezes representa um momento confuso, afinal é quando você tem a oportunidade de estabelecer relações entre teoria e prática. Porém, o processo de elaboração do relatório do estágio, narração e organização pode representar dúvidas maiores ainda. Pensando nisso, o Universo Pedagogia.com disponibiliza um relatório pronto e real realizado na modalidade de Ensino Fundamental I com crianças do 2º ano, contudo, pode ser modelo para qualquer idade no Ensino Fundamental I.

Você pode acessar o arquivo e se basear para ajudar na elaboração do seu.

Autora: Valdineia Barreto
Curso: Pedagogia – Faculdade Metropolitana
Modalidade: Ensino Fundamental I
Nota do relatório: 10
Prof.ª/Orientador: MS. Hércules Borges
Formato do arquivo: PDF
Nº de folhas/Laudas: 61
Host/Hospedagem: Skydrive
Avisos: Para salvar vá em “Arquivos – Salvar como”.
Para baixar: Clique em Baixar

Para baixarCLIQUE AQUI

Relatório de estágio pronto: Educação Infantil (Estágio Supervisionado I)


A realização do estágio as vezes representa um momento confuso, afinal é quando você tem a oportunidade de estabelecer relações entre teoria e prática. Porém, o processo de elaboração do relatório do estágio, narração e organização pode representar dúvidas maiores ainda. Pensando nisso, o Universo Pedagogia.com disponibiliza um relatório pronto e real realizado na modalidade de Ensino Infantil com crianças do pré – II, contudo, pode ser modelo para qualquer idade na Educação Infantil.