Segue um projeto interdisciplinar que fiz! Ele pode ser adaptado conforme sua escolha, série/ano ou contos!
RESUMO
Dar
limites às crianças na Educação Infantil é iniciar o processo de compreensão e
apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender
quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode
fazer tudo que se deseja na vida. Começando então a combater a indisciplina o professor
nas aulas da Educação Infantil constrói conhecimentos, firma habilidades,
estrutura significações, desperta potencialidades, assim também estabelece
limites.
O projeto “os contos
infantis como estratégia para trabalhar limites e disciplina na sala de aula”
pretende propiciar ao aluno a concepção
de limites, envolvendo os alunos no contato com regras de convivência
envolvendo alunos da Educação Infantil pré – I e Pré- II (Crianças de 4 a 5 anos de idade),
professores, gestores trabalhando a interdisciplinaridade com base em atividades
previstas acontecerão nos horários específicos das disciplinas abordadas no
projeto nos meses de Maio e Junho e Julho onde serão abordados através de
contos infantis a necessidade de impor limites para
alunos da educação Infantil e a imposição de regras na sala de aula.
Muitas das vezes a falta de limites esta
na família, mas sempre reflete na sala de aula e dificulta o trabalho do
professor. E considerando que o conceito de família é complexo e varia de
acordo com as culturas, neste estudo o termo utilizado refere-se a família
nuclear caracterizada pelo pai, mãe ou responsável e filho (MACGOLDRICK, 1995;
CARVALHO, 2003). Ou seja, sempre que se referir a “pais” está subtendido que
são os responsáveis pela criança.
Esperamos que, nesse momento social em
que a mudança de comportamento é visível, este material possa auxiliar para
suas reflexões e contribuir para o repensar da disciplina junto aos grupos com
os quais convive e desenvolve sua ação profissional.
Sabemos que não temos a solução pronta e
acabada, mas através dos resultados apresentados durante execução deste projeto,
esperamos contribuir para uma mudança positiva na sala de aula com respeito ao
comportamento infantil, além de fazer uma reflexão sobre os métodos e ensino
que serão usados durante exercício da profissão como pedagogo e em como
trabalhar a interdisciplinaridade.
1 JUSTIFICATIVA
A falta de limites está sempre
ligada à indisciplina. E caso os professores ou pais não imponham limites pode
provocar na criança a sensação de abandono. Isso pode ocorrer pela falta de
orientação e controle dos professores sobre o que pode ou não fazer e a ilusão
de que pode fazer e ter o que quiser. É importante para ela que a concepção de
limites seja imposta em sala de aula, pois, com isso, se sente segura, além de
facilitar o ensino aprendizagem. É fundamental
para a boa educação das crianças, que os professores acreditem no
estabelecimento dos limites como um processo de compreensão e apreensão do
outro através do respeito, pois, fazendo com que o aluno compreenda que não
deve ultrapassar os limites que o professor tenha estabelecido para si, nem
satisfazer somente aos próprios desejos sem pensar nos direitos do outro.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Propiciar ao aluno a concepção de limites,
envolvendo os alunos o contato com regras de convivência.
2.2 ESPECÍFICOS
·
Estimular a obediência aos pais, professores e/ou
responsáveis, ensinando princípios Éticos como: moral, valores e ensinamentos
contidos nos contos.
·
Revelar que as restrições podem representar desafios
divertidos, possibilitando a adequação a limites, a cooperação e a competição,
através do emprego do bom senso e algumas regras para estabelecer limites na
educação infantil.
·
Resgatar,
vivenciar e valorizar a boa convivência em sala de aula, trabalhando raciocínio e a lógica por meio
dos contos, desenvolvendo a percepção visual através da exposição da caixa de
histórias, da identificação das cores, letras do alfabeto, ampliação do
vocabulário, números naturais, desenvolvimento de quantidade.
3 PÚBLICO ALVO
Alunos
da Educação Infantil pré – I e Pré- II (Crianças de 4 a 5 anos de idade), professores,
gestores.
4 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Ciências naturais, arte,
Português, Matemática, Temas transversais: ética, pluralidade cultural.
5 DURAÇÃO/cronograma
As atividades previstas acontecerão
nos horários específicos das disciplinas abordadas no projeto nos meses de Maio
e Junho e Julho.
AÇÕES/ATIVIDADES
|
MESES
|
DATA
|
HORA
|
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Maio
|
Junho
|
Julho
|
|||
Grupo de Estudo/Escolha do tema
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X
|
20/05/2012
|
3 horas
|
||
Levantamento bibliográfico
|
X
|
25/05/2012
|
2 horas
|
||
Escolha do conto
|
X
|
15/06/2012
|
2 horas
|
||
Correção online do projeto
|
X
|
07/05/2012
|
30 minutos
|
||
Apresentação em sala
|
X
|
14/05/2012
|
20 minutos
|
||
Escolha das atividades
|
X
|
X
|
20/06/2012
|
3 horas
|
|
Execução da 1ª fase projeto na
escola
|
X
|
11/07/2012
|
4 horas
|
||
Execução da 2ª fase projeto na
escola
|
X
|
18/07/2012
|
4 horas
|
||
Execução da 1ª fase projeto na
escola
|
X
|
25/07/2012
|
4 horas
|
Quadro 1. Representação do cronograma de execução da elaboração do
projeto Autor: Valdineia Barreto
6 CONTEÚDOS
Regras
e limites - Números naturais - As vogais – Desenho – Pintura - Formas
geométricas – Ética.
7 METODOLOGIA
O
Projeto será desenvolvido seguindo as seguintes etapas. A 1ª Etapa: Escolha do
tema, pesquisa bibliográfica/levantamento prévio e elaboração do Projeto;
(Planejamento). 2ª Etapa: Sensibilização e apresentação do Projeto em sala de
aula. 3ª Escolha dos contos infantis a serem utilizados. 4ª Confecção da caixa
de histórias. 5ª Etapa: Execução do Projeto. 6ª Avaliação do desempenho dos
alunos.
DATA
|
CONTO
|
DISCIPLINAS
|
ATIVIDADES
|
DURAÇÃO
|
11
Julho
2012
|
Cachinhos dourado e os três ursos.
|
·
Matemática.
·
Arte.
·
Geografia.
·
Ciências
naturais.
·
Temas transversais:
ética
|
Apresentação da caixa de histórias. Pintura e
desenho. Atividade impressa. Atividade de colagem. Roda de conversa.
|
3h/30m
|
18
Julho
2012
|
A lebre e a tartaruga
|
·
Matemática.
·
Estudos sociais.
·
Português
·
Arte.
|
Apresentação da caixa de histórias. Pintura e e
desenho. Atividade impressa. Atividade de colagem. Discussão em grupo.
Dinâmica.
|
4h
|
25
Julho
2012
|
A formiginha preguiçosa
|
·
Português
·
Estudos sociais.
·
Ciências
naturais.
·
Temas
transversais. Ética, Pluralidade cultural, musicalidade.
|
Apresentação da caixa de histórias. Pintura e
desenho. Atividade impressa. Atividade de colagem. Discussão em dupla.
|
3h/40m
|
Quadro 2. Representação do cronograma de atividades Autor: Valdineia
Barreto
8 ABORDAGEM
Este
Projeto aborda a necessidade de impor limites para alunos da educação Infantil
e a imposição de regras na sala de aula.
9 ESTRATÉGIAS
·
Expor através dos contos infantis as consequências
de um mau comportamento.
·
Conversar sobre a importância de obedecer à
professora, aos pais e/ou responsáveis.
·
Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento
de algumas regras de convivência.
·
Discutir a importância de fazer somente o que é
certo e o que é errado.
·
Mostrar que não se pode ter tudo ou fazer o que
quiser.
10 RECURSOS
RECURSOS GERAIS DO PROJETO
|
|||
Humanos
|
Materiais de consumo
|
Físicos
|
Financeiro
|
Professores;
Alunos;
Inspetor de pátio;
|
Caixa
de histórias em material: papelão, E.V.A papel sulfilte, atividades: desenho
impresso, lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha. DVD, TV.
|
Sala
de aula.
Quadro
Pátio
da escola
Quadro
|
E.V.A;
Papel
sulfilte;
Atividades
impressas;
Cd
e DVD de músicas infantis;
|
Quadro 3. Representação dos recursos gerais do projeto Autor: Valdineia
Barreto
11 BILBLIOGRAFIA
TIBA, I. Disciplina:
limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996. Disponível em: http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br/2010/03/05/indisciplina-e-limites-na-educacao-infantil/ Acesso em: 01 de Junho,
2012 às 14: 51.
FEITO POR VALDINEIA BARRETO COELHO NO 4º PERÍODO DE PEDAGOGIA.
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