A prática do planejamento envolve o conhecimento dos
seus instrumentos, das fases e dos passos. O autor Celso Vasconcelos propõe uma
analise em cada um desses elementos. As decisões tomadas para a intervenção em
uma realidade determinada devem ser sistematizadas, interpretadas e
consolidadas em documentos específicos. Esses
documentos, decorrentes das ações de elaboração do planejamento, podem
caracterizar-se como um plano, um programa ou um projeto, a depender do nível
decisório a que relacionam, do âmbito de ação e do grau de agregação de
variáveis e detalhamento. Considerando o planejamento em uma perspectiva de
sistema, vamos caracterizar e exemplificar esses instrumentos. Antes, para
melhor compreensão, vamos relembrar o sentido de sistema.
“Sistema é um conjunto
estruturado em que diversos elementos, agindo e reagindo uns sobre outros,
fazem aparecer os indicadores que refletem o bom ou o mau funcionamento dessa interação”.
Os
instrumentos do planejamento são os seguintes:
v Plano – documento referente ao sistema
enfocado por inteiro. Por exemplo: Plano Nacional de Educação – PNE.
v Programa – relativo a um setor ou a uma
área do sistema. Por exemplo: Programa de Valorização do Ensino Básico.
v Projeto - voltado para ao detalhamento
das alternativas de intervenção escolhidas em relação ao plano ou programa. Por exemplo: Projeto para a correção
da defasagem idade/serie, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede
pública.
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