IDENTIFICAÇÃO
VALDINEIA
BARRETO COELHO – PEDAGOGIA 5º P – PROF.ª SHEILA XIMENES
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA
A falta de limites está sempre ligada
à indisciplina. E caso os professores ou pais não imponham limites pode
provocar na criança a sensação de abandono. Isso pode ocorrer pela falta de
orientação e controle dos professores sobre o que pode ou não fazer e a ilusão
de que pode fazer e ter o que quiser. É importante para ela que a concepção de
limites seja imposta em sala de aula, pois, com isso, se sente segura, além de
facilitar o ensino aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Propiciar ao aluno a concepção de limites,
envolvendo os alunos o contato com regras de convivência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Estimular
a obediência aos pais, professores e/ou responsáveis, ensinando princípios
Éticos como: moral, valores e ensinamentos contidos nos contos.
·
Revelar
que as restrições podem representar desafios divertidos, possibilitando a
adequação a limites, a cooperação e a competição, através do emprego do bom
senso e algumas regras para estabelecer limites no Ensino Fundamental.
METAS
Resgatar, vivenciar e
valorizar a boa convivência em sala de aula, trabalhando raciocínio e a lógica
por meio dos contos, desenvolvendo a percepção visual através da exposição da
caixa de histórias, da identificação das cores, letras do alfabeto, ampliação
do vocabulário, números naturais, desenvolvimento de quantidade.
ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO
Este Projeto aborda a necessidade de
impor limites para alunos da educação Infantil e a imposição de regras na sala
de aula.
IMPLEMENTAÇÃO
O Projeto será desenvolvido
seguindo as seguintes etapas. A 1ª Etapa: Escolha do tema, pesquisa
bibliográfica/levantamento prévio e elaboração do Projeto; (Planejamento). 2ª
Etapa: Sensibilização e apresentação do Projeto em sala de aula. 3ª Escolha dos
contos infantis a serem utilizados. 4ª Confecção da caixa de histórias. 5ª
Etapa: Execução do Projeto. 6ª Avaliação do desempenho dos alunos.
DATA
|
CONTO
|
DISCIPLINAS
|
ATIVIDADES
|
DURAÇÃO
|
23
Nov
2012
|
Cachinhos
dourado e os três ursos.
|
· Matemática.
· Arte.
· Geografia.
· Ciências
naturais.
· Temas
transversais: ética
|
Apresentação
da caixa de histórias. Pintura e desenho. Atividade impressa. Atividade de
colagem. Roda de conversa.
|
3h/30m
|
10
Nov
2012
|
A
lebre e a tartaruga
|
· Matemática.
· Estudos
sociais.
· Português
· Arte.
|
Apresentação
da caixa de histórias. Pintura e e desenho. Atividade impressa. Atividade de
colagem. Discussão em grupo. Dinâmica.
|
4h
|
10
Dez
2012
|
A
formiginha preguiçosa
|
· Português
· Estudos
sociais.
· Ciências
naturais.
· Temas
transversais. Ética, Pluralidade cultural, musicalidade.
|
Apresentação
da caixa de histórias. Pintura e desenho. Atividade impressa. Atividade de
colagem.
|
3h/40m
|
Quadro 2. Representação do cronograma
de atividades Autor: Valdineia Barreto
FASES E CRONOGRAMAS DE EXECUÇÃO
As atividades
previstas acontecerão nos horários específicos das disciplinas abordadas no
projeto nos meses de Maio e Junho e Julho.
AÇÕES/ATIVIDADES
|
MESES
|
DATA
|
HORA
|
||
Outubro
|
Novembro
|
Dezembro
|
|||
Grupo de Estudo/Escolha do
tema
|
X
|
1/10/2012
|
3
horas
|
||
Levantamento bibliográfico
|
X
|
5/10/2012
|
2
horas
|
||
Escolha do conto
|
X
|
10/06/2012
|
2
horas
|
||
Apresentação em sala
|
X
|
18/10/2012
|
20
min
|
||
Escolha das atividades
|
X
|
X
|
19/10/2012
|
3
horas
|
|
Execução da 1ª fase projeto
na escola
|
X
|
23/10/2012
|
4
horas
|
||
Execução da 2ª fase projeto
na escola
|
X
|
10/11/2012
|
4
horas
|
||
Execução da 1ª fase projeto
na escola
|
X
|
10/12/2012
|
4
horas
|
Quadro 1.
Representação do cronograma de execução da elaboração do projeto Autor:
Valdineia Barreto
CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
MATERIAIS
|
QUANTIDADES
|
VALOR UNITÁRIO
|
PREÇO GERAL
|
Folha
de papel sulfilte
|
10
|
0,
20
|
2,
00
|
Impressão
|
10
|
0,
50
|
5,00
|
Cartolina
|
4
|
0,
50
|
2,00
|
Lápis
de cor
|
2
|
4,00
|
8,00
|
Caixa
de Histórias
|
1
|
25,00
|
25,00
|
Valor total: 42, 00 R$
|
Quadro 3.
Representação dos recursos gerais do projeto Autor: Valdineia Barreto
ACOMPANHAMENTO CONTROLE E
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua e baseada no desenvolvimento, envolvimento e participações
dos alunos nas atividades propostas.
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.