' '' A experiência docente! | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

02 março 2015

A experiência docente!


Suzana de Jesus

Ao ingressar na vida acadêmica, o futuro profissional da educação após, os momentos de aula teórica e colocações sobre sua procedência na sala, ou seja, como ele reagiria diante de situações inesperadas que acontecem na classe, todavia, não é o que realmente se espera encontrar, mas o medo do tão famoso estágio, pois, vem o receio, medo, que com o tempo a sua prática junto a aprendizagem, o acadêmico percebe seu próprio amadurecimento.

O tempo passa, e este profissional torna-se professor em início de carreira com novidades para apresentar aos educandos e a toda equipe de gestão escolar, que em detrimento de suas funções está sempre presente para auxiliar o docente e orientá-lo sobre suas atitudes em sala. O docente tem que se atualizar e rever seu planejamento de acordo que atendam as expectativas da classe, levando em conta a bagagem de conhecimento prévio que os alunos trazem consigo para a escola.


É imprescindível o envolvimento da equipe técnica administrativa pedagógica da escola para dar suporte ao professor em suas tensões, ideias, projetos, enfim no que o docente precisar, porém nem tudo o que reluz é ouro, pois não são todas as gestoras que se dispõe para ajudar o docente, na hora em que o mesmo mais precisa.

A família durante a trajetória deste educandotem uma participação fundamental na vida estudantil de seus filhos, tornando cada vez mais agradável o trabalho do professor, mais envolvente e produtivo, pois mostrará futuros indicadores de educandos que serão futuros profissionais mais aplicativos e participativos na sociedade.

Outra situação bem interessante é a comunidade estar envolvida com os projetos da escola e com isso melhora o desempenho das avaliações externas, com a participação ativa e não passiva da família juntos aos alunos.

O professor deve ter visão de aprimoramento de técnicas de ensino para maior preparo do estudante para avaliações futuras: como passar em vestibulares, concursos e ter o direito de escolha, quando melhor classificado. A busca pelo saber é tão importante, pois, este faz a diferença, já que nas graduações ficam a desejar situações que vivenciamos no estágio que o mestre não prepara o estagiário para resolver situações aparentes que acontecem na sala de aula ou até mesmo fora dela.

Sabemos disso, pois, o docente que se preze sente isso em suas rotinas e acaba caindo na banalidade ao invés de tomar providências cabíveis ao problema seja ele qual for.

O mestre atualizado fica a frente de seu tempo e leva seus educando a altos níveis de aprendizagens significativas, comprovando a velha frase: “Queremos uma educação de qualidade”.

No que tange a experiência, seja ela qual for devemos estar prontos a qualquer mudança e eventualidades que permeiam e rodeiam a área da educação no intuito de acabar com as deficiências ao longo desta trajetória fazendo questionamentos construtivos sobre a sua escolha de ser... saber e fazer..., uma bela carreira de mestre.

Sugestão de referências:

JESUS, Suzana de. A experiência docente. Universo Pedagogia, 2015. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2015/03/a-experiencia-docente.html> Acesso em: 2, março, 2015, às 19:36.

0 Comentários - Comente!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.