Suzana de Jesus
Ao
ingressar na vida acadêmica, o futuro profissional da educação após, os
momentos de aula teórica e colocações sobre sua procedência na sala, ou seja,
como ele reagiria diante de situações inesperadas que acontecem na classe,
todavia, não é o que realmente se espera encontrar, mas o medo do tão famoso
estágio, pois, vem o receio, medo, que com o tempo a sua prática junto a
aprendizagem, o acadêmico percebe seu próprio amadurecimento.
O
tempo passa, e este profissional torna-se professor em início de carreira com novidades
para apresentar aos educandos e a toda equipe de gestão escolar, que em
detrimento de suas funções está sempre presente para auxiliar o docente e
orientá-lo sobre suas atitudes em sala. O docente tem que se atualizar e rever
seu planejamento de acordo que atendam as expectativas da classe, levando em
conta a bagagem de conhecimento prévio que os alunos trazem consigo para a
escola.
É
imprescindível o envolvimento da equipe técnica administrativa pedagógica da
escola para dar suporte ao professor em suas tensões, ideias, projetos, enfim
no que o docente precisar, porém nem tudo o que reluz é ouro, pois não são
todas as gestoras que se dispõe para ajudar o docente, na hora em que o mesmo
mais precisa.
A
família durante a trajetória deste educandotem uma participação fundamental na
vida estudantil de seus filhos, tornando cada vez mais agradável o trabalho do
professor, mais envolvente e produtivo, pois mostrará
futuros indicadores de educandos que serão futuros profissionais mais
aplicativos e participativos na sociedade.
Outra
situação bem interessante é a comunidade estar envolvida com os projetos da
escola e com isso melhora o desempenho das avaliações externas, com a
participação ativa e não passiva da família juntos aos alunos.
O
professor deve ter visão de aprimoramento de técnicas de ensino para maior
preparo do estudante para avaliações futuras: como passar em vestibulares, concursos
e ter o direito de escolha, quando melhor classificado. A busca pelo saber é
tão importante, pois, este faz a diferença, já que nas graduações ficam a
desejar situações que vivenciamos no estágio que o mestre não prepara o
estagiário para resolver situações aparentes que acontecem na sala de aula ou
até mesmo fora dela.
Sabemos
disso, pois, o docente que se preze sente isso em suas rotinas e acaba caindo
na banalidade ao invés de tomar providências cabíveis ao problema seja ele qual
for.
O
mestre atualizado fica a frente de seu tempo e leva seus educando a altos
níveis de aprendizagens significativas, comprovando a velha frase: “Queremos
uma educação de qualidade”.
No
que tange a experiência, seja ela qual for devemos estar prontos a qualquer
mudança e eventualidades que permeiam e rodeiam a área da educação no intuito
de acabar com as deficiências ao longo desta trajetória fazendo questionamentos
construtivos sobre a sua escolha de ser... saber e fazer..., uma bela carreira
de mestre.
Sugestão
de referências:
JESUS, Suzana de. A experiência docente. Universo Pedagogia, 2015. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2015/03/a-experiencia-docente.html> Acesso em: 2, março, 2015, às 19:36.
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