' '' O AVANÇO DA TECNOLOGIA E SUA REPERCURÇÃO NA EDUCAÇÃO | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

08 agosto 2011

O AVANÇO DA TECNOLOGIA E SUA REPERCURÇÃO NA EDUCAÇÃO




Por ¹Valdineia Barreto


A tecnologia tem sido inovada com o passar dos anos. Esta foi feita para facilitar a vida dos seres humanos, no entanto como tudo na vida possui um lado negativo, com o avanço da tecnologia, avançam também alguns problemas que devem ser encarado com a devida cautela.  Após 1925 com a informática nos EUA, iniciou-se uma grande transformação no mundo, que em 1980 intensificou-se mais ainda devido o inicio da internet e a transmissão de dados. A partir do ano de 2000 surgem a TI (Tecnologia da informação). Costuma-se dizer que a nova geração já nasce conectada. Mas que geração seria essa?
GERAÇÃO Y: O SÉCULO XXI SERÁ DELES.
·        Geração da informática.
 É a geração de informação que nasceu após os anos 80. O conhecimento hoje se tornou popularizado. Uma criança  hoje tem mais acesso a informação que Karl teve em sua época. Porem a capacidade de ter informações é muito menor. Inclusive esse é um dos problemas da tecnologia, as distrações são amplas, que vão desde as redes sociais (em inglês) como: Orkut, Facebook, e microblogs como o Twitter e Tumblr.

Esse serviço foi criado em 2005 por David Karp. O tumblr tem se popularizado no Brasil principalmente desde 2010. O sistema possibilita a criação de weblogs aliados a perfis onde os usuários podem “seguir” amigos, compartilhar links, vídeos, imagens e muito mais.
O PONTO CHAVE DO TUMBLR
Karp criou o Tumblr utilizando o WordPress,  atualmente uma das principais plataformas de blogagem do mundo – como CMS base para sua criação. Ao contrário do WordPress e de outros sistemas parecidos, o Tumblr permite a manutenção de múltiplos blogs (função que está sendo implantada no WP 3.0) e – talvez aqui esteja o ponto chave – a conversação direta entre os blogs de todos os usuários.
A febre das redes sociais não acaba por aqui, além do Twitter e Tumblr existem muitos outros nomes que não é estranho como: sites personalizados, my spacy, blog´s, messenger, chats, bate-papos, secondlife, sem falar nos jogos eletrônicos, normalmente violentos.  
A informação está a apenas um click, mas até onde se pode confiar nas informações contidas no Google? Esse é outro problema do avanço da tecnologia, pois não existe um controle do que é lançado na rede. Nota-se também que a internet não prejudica apenas crianças, na verdade não existe um padrão de idade para ser fascinado por ela.
A geração Y não foi alfabetizada no sistema “vovó viu a uva”, como a informação não é linear a “vovó viu a uva” virou 1.530.000 resultados do Google, que aparecem em 2,5 segundos, basicamente num piscar de olhos. Na geração Y ocorre o que chamamos de pluralismo de ideias. É possível conhecer o mundo através do computador. Eles se preocupam com as questões ambientais em detrimento as questões sociais.
GERAÇÃO BABY BOOMERS
·        Geração da televisão
Compreende a geração desde 1946-1964, a geração que se fissurava na Televisão, assim como a geração Y se fissura na informática.
Toda essa tecnologia repercute na educação. Um exemplo clássico disso é a dependência da internet, do Google, mais precisamente que fornece informações em questões de segundos.
Essa dependência varia, desde o aluno que pesquisa para fazer trabalhos apenas Ctrl C, Ctrl V, sem fazer leitura ou elaborar seus trabalhos, como também dos professores que fazem o mesmo processo sem planejar uma aula devidamente e que encontram dificuldades em ministrar uma aula sem o uso de Slides do Power Point.
 A facilidade, rapidez e agilidade que o indivíduo tem acesso a informação faz com que atinja um grau de dependência que transpareça a ideia de que uma vez em contato não pode viver sem ela. Alguém que teve em mãos um Smartfone com acesso ilimitado a internet com multifuncionalidades como MP4, Bluetooth, câmera digital embutida, não irá querer um simples LG que faz apenas ligações. Quem tem Notebook ou netbook não se conforma com um computador antigo sem monitor LCD, muito menos com uma maquina de digitação convencional.
A geração Y não perde tempo em locadores de filmes, ou em lojas de cd, ela inova fazendo downloads e baixando diretamente da internet com programas comuns como Ares, Real Player, Shereazza, emule, entre outros. Se não quiserem baixar existem acessos online a series e filmes e muito mais em programas de Download grátis como o Mega Cubo que oferece pacotes de séries, filmes e campeonatos de futebol. Com tantas distrações, pouco é o tempo reservado para se dedicar aos estudos. E o professor tem que lutar contra o desinteresse dos alunos. O fácil acesso à TI (Tecnologia da informação) muitas vezes passa por alguns problemas. Nem todas as pessoas tem acesso à internet mas sabe que existe. Não existe uma filtragem na qual o aluno absorve apenas conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento cognitivo, social, ou moral.  Junto com a tecnologia surgem alguns impasses para a educação. A informatização veloz quase generalizada da sociedade está presente no mundo todo. No Brasil temos um processo de desigualdades sociais e regionais muito grandes, mas não está distante desse processo mercantil da tecnologia e da informação. A rede globo de televisão, por exemplo, faz parte dos grupos dos cinco grandes aglomerados das comunicações e integra o grupo: Fox, The New York Post, BBSKYTV, Sky Latin American, TCI (a maior operadora de telefonia e TV a cabo dos Estados Unidos. No Brasil existe um abismo muito grande do mundo da informática, para o mundo da educação. ARROYO, 1985 diz: “Professores e professoras não devem ser usados como massa de manobra”. Este processo insiste que a aprendizagem deve funcionar da seguinte maneira:  
  
Esse processo insiste que a aprendizagem deve estar sempre do concreto para o abstrato, do próximo para o distante e do fácil para o mais difícil. A inclusão digital nas escolas é precária. Os laboratórios de informática até existem, mas as maiorias dos computadores não funcionam, não vem com o programa Windows XP instalado e os computadores que chegam as escolas não têm utilidades devido à falta de professores e profissionais capacitados e devido ao programas que difícil operação como o Linux. O resultado são computadores inacessíveis aos alunos e a única tecnologia na qual os professores e alunos têm acesso nas escolas púbicas é a televisão:
Tecnologia + meios de comunicação = TV ESCOLA.
Encerrarei essa postagem com a seguinte pergunta:
“Tem sentido continuarmos investindo nesse sistema que não consegue dar conta dessas informações?”


Resumo da aula de “educação e inovações tecnológicas” ministrada pelo professor ²Adriano Lopes Saraiva, na Faculdade Metropolitana-UNNESA de Porto Velho, Rondônia, no curso de “Pedagogia”, no 3º período. Semestre 2- 2011.


¹Twitter: @ValzinhaBarreto
²Twitter: @adsaraiva


0 Comentários - Comente!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.