Primeiramente devo pegar emprestado uma citação de Pitágoras (matemática e também filósofo da Grécia Antiga) na qual ele diz: "Educai uma criança para não punir um adulto."
Com a aludida citação, devo reforçar a ideia que carrego de que a filosofia está intrisicamente ligada à educação (extendendo o termo para conhecimento).
Agora, referindo-se à filosofia medieval, devo salientar que o modelo de ensino superior (universidades) deve-se ao investimento da igreja em tais centros de estudo. Primeiramente a teologia era tida como a mãe das ciências. Os demais campos deviam convergir para esse tipo de pensamento. Com o tempo o campo acadêmico secularizou-se (por um processo histórico), assim como as filosofias que o acompanharam.
Já partindo para a época renascentista, podemos ver aqueles filósofos que dariam origem ao método científico (ou empírico). Vou citar aqui apenas René Descartes. O Renascimento em si retornou à Europa principalmente os ideais clássicos (Grécia e Roma) dentro das áreas de arquitetura, arte, matemática, dentre outros também a filosofia.
Em última análise, a esse estudo da educação dá-se o nome de pedagogia. Como a filosofia é uma disciplina extremamente ligada ao saber humano, outras áreas que também tratam da cognição tiveram muita influência dela (como a psicologia e variantes), sendo uma delas a pedagogia.
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.