Os termos
multi e pluridisciplinaridade pressupõem uma atitude de justaposição de
conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma
disciplina, atingindo-se quando muito o nível de integração de métodos, teorias
e conhecimentos. Quando nos
situarmos no nível da multidisciplinaridade, a solução de um problema exige
informações tomadas de empréstimo a duas ou mais especialidades sem que as
disciplinas levadas a contribuir para aquelas que a utilizam sejam modificadas
ou enriquecidas. Estuda-se um objeto de estudo sob vários ângulos mas sem que
tenha havido antes um acordo prévio sobre os métodos a seguir e os conceitos a
serem utilizados.
No nível
pluridisciplinar o agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem
algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível
e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.
No sistema
multidisciplinar uma gama de disciplinas são propostas simultâneamente para
estudar um objeto sem que apareçam as relações entre elas.
No sistema
pluridisciplinar justapoõem-se disciplinas situadas no mesmo nível hierárquico
de modo a que se estabeleçam relações entre elas.
Em relação
à interdisciplinaridade tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em
regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os
vários campos do saber.
A exigência
interdisciplinar impõe a cada disciplina que transceda sua especialidade
formando consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições de
outras disciplinas.
A
interdisciplinaridade provoca trocas generalizadas de informações e de
críticas, amplia a formação geral e questiona a acomodação dos pressupostos
implícitos em cada área, fortalecendo o trabalho de equipe.
Em vez de
disciplinas fragmentadas, a interdisciplinaridade postula a construção de
interconexões apresentando-se como arma eficaz contra a pulverização do saber.
Em relação
à transdisciplinaridade, termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior
que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas. O
movimento pós-moderno se utiliza do paradigma transdisciplinar.
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.