Por Valdineia Barreto
Ser professor pode representar algo maçante por
diversos motivos, seja pela baixa remuneração ou pela desvalorização da
profissão. O fato é que essa jornada apresenta-se muitas vezes árdua e começa
bem antes do exercício da profissão dentro da sala de aula, começa na formação. Ainda como acadêmico/universitário surgem diversos
problemas como a dificuldade de locomoção, a associação da vida cotidiana com a
acadêmica, o pouco tempo para os estudos, o trabalho, a falta de recursos para
financiar a faculdade, problemas pessoais, emocionais, problemas familiares, amorosos,
dificuldade de aprendizagem, relacionamento interpessoal professor/aluno ou
entre os colegas de classe, a lista de obstáculos é bastante extensa, porém nenhuns
desses fatores devem afetar o que realmente importa: a aquisição de
conhecimento. Não é por isso que estudamos?
Aprender vem antes de tudo, esse deve ser o foco do acadêmico/universitário
ou professor, afinal, que diferença fará daqui a algum tempo se você estudou em
uma sala sem ar-condicionado, se você foi discriminado, se você merecia mais
respeito, se você não foi a cara do professor ou vice versa, se o colega do
lado olhou com semblante desfavorável ao seu. Não importa a queixa, obstáculos
sempre vão haver e isso tudo será passado em breve.
Portanto
aprender é o que importa, e a maneira você aprendeu, os métodos e técnicas, as
dificuldades encontradas, a superação dos problemas, a maneira como você lida
com situações difíceis sim fará a diferença, tudo que acontece só te fará ser
mais forte, mais sábio e mais flexível diante de outras situações que farão o
que é encontrado quando em campo apenas trivial, problemas sérios, distúrbios de
aprendizagem, violência na sala de aula, isso irá requer do
acadêmico/universitário um conhecimento mínimo. E se quando você deveria estar
obtendo o conhecimento que lhe será útil mais tarde for desperdiçado com o prosaico?
Esqueça tudo o que não for te levar a lugar algum,
valorize cada informação que tenha acesso e não guarde para você não, pelo
contrário, compartilhe suas experiências, seus fracassos, pois a sua vitória no
final nem será preciso ser mencionada, ela estará estampada em sua face.
Texto
dissertativo inspirado na aula de Estágio Supervisionado II – Anos iniciais do
Ensino fundamental ministrada pelo professor MS Hércules Jesus Borges na Faculdade
Metropolitana-UNNESA no Curso de Pedagogia no 5º período.
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