' '' Analise do texto: “Planejamento e avaliação: articulação e necessária determinação ideológica" de Cipriano Carlos Luckesi | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

22 agosto 2012

Analise do texto: “Planejamento e avaliação: articulação e necessária determinação ideológica" de Cipriano Carlos Luckesi


    Por Valdineia Barreto

  O planejamento é algo bem comum no nosso cotidiano, é necessário para que nossas atividades diárias tenham o maior proveito possível. Para que o tempo seja bem aproveitado é indispensável um planejamento, uma programação, uma meta para se basear e ter consciência de onde realmente se quer chegar. O ato de planejar não ocorre por acaso, ou sem motivação, é justamente ao contrário, todo planejamento deve levar a um resultado.
         
    Quando se tem uma ideia, não basta apenas tentar colocá-la em prática, antes é necessário fazer um planejamento para prever os eventos negativos e/ou positivos que possam ocorrer. Os grandes pensadores, educadores, professores, teóricos e todos os envolvidos no âmbito educacional foram regidos de forma imparcial, mas atualmente existe uma concepção mais complementada a cerca do fenômeno que planejamento representa. Um dos tópicos em discussão atualmente é o planejamento como um todo, com um significado igualitário e político, conforme proposta de Luckesi.
          
   O planejamento nas escolas tem um diferencial que merece destaque não só dos profissionais de área da educação, mas da sociedade em geral, pois é dessa forma que facilita o controle ou pelo menos uma base dos recursos pedagógicos, daí conforme classifica Luckesi como sendo recursos de caráter material, financeiro, humano, didático, entre outros.

      E o que seria esse ato de planejar neutro em si? Bom, é a bem simples e bem conhecida prática semanal que ocorre nas escolas onde o professor preenche formulários em colunas onde é feito um planejamento das aulas durante o ano letivo na disciplina ou área que exerce, esse é o ato neutro de planejar aderido pela sociedade conservadora. 

     Quanto ao papel do professor Luckesi ressalta que cabe a ele fazer um elo entre as diretrizes que estão apenas no papel e dar um sentido real a ele, para que estas sejam executadas, concretas e acessíveis à prática. Outro ponto relevante que cabe ressaltar é avaliação como um percurso de ação curta ou prolongada.

(Baseada na Publicação: Série Ideias n. 15. São Paulo: FDE Páginas: 115-125 Analise realizada em 15/082012 por Valdineia Barreto Coelho).

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