Por Valdineia Barreto
O desinteresse
do aluno decorrente da tecnologia a que tem acesso fora da escola; os meios de
comunicação, a sua influência negativa; a família, não cumprindo seu papel; a
escola, que não apóia o professor; a sociedade, sua (des) organização; a
indisciplina, a violência, e, depois de certo tempo, chega-se a colocarem
questão a própria relação pedagógica. A
sensação de não-poder talvez seja hoje um dos maiores desafios enfrentados.
É
impressionante como o professor acabou assimilando a ideia de que não tem
forças, de que não pode, de que a solução dos problemas está fora dele. Muitas
vezes, sente-se desgastado, destruído, traído, usado, acusado, desprezado,
humilhado, explorado. Os
desafios dependem da situação em que cada escola se encontra, o que ela
oferece, o que ela diz com respeito a sala de aula.
Uma
das coisas que considero mais preocupantes e ao mesmo tempo desafiadoras é
conseguir lidar com a indisciplina dos alunos na sala de aula, afinal como é
possível notar durante campo de estágio e nos meios de comunicação eles estão
cada vez mais indisciplinados mostrando ao professor que é necessário muito
preparo para impor limites nos alunos, nesse âmbito vejo que o preparo
fornecido pelas instituições de ensino (faculdades) são repletas de conceitos
complexos e poucos detalhes reais, talvez seja uma crítica comum, mas na
realidade em que se encontra a educação no Brasil e trazendo ao nível regional
e por fim ao município de Porto Velho, acredito que esses pressupostos teóricos
de autores franceses, americanos e outras nacionalidades não estão de acordo
com a realidade da educação aqui, o modelo é outro, assim como o currículo, as
leias de diretrizes e bases.
Eu particularmente acredito que o primeiro
desafio que vou encontrar na sala de aula é o da indisciplina na sala de aula
no sentido de falta de preparo para isso, falta de apoio da família, da escola
e até mesmo por falta de amparo em lei, porque atualmente o professor não pode
fazer muito porque encontra-se de mãos atadas onde o aluno possui a ideia de
que pode fazer tudo e o professor não pode fazer nada.
Então
ainda sobre este aspecto tenho certeza que minha maior dificuldade será como
lidar com a indisciplina na sala de aula já que os pais ou responsáveis dos
alunos atribuem a escola o dever de educar, quando na verdade o nosso dever é
ensinar, e existe um abismo de diferença entre os dois termos educar e ensinar,
afinal o aluno passa 4 horas com o professor e 20 com a família, então a quem
deve ser o dever de combater a indisciplina em sua forma mais abrangente?
Porque o aluno indisciplinado em casa traz toda sua indisciplina para a escola
e o resultado disso é um desgaste imenso do professor que gera muitos outros
problemas.
Em
segundo lugar acredito que o que pesará muito na sala de aula são as
dificuldades de aprendizagem, os alunos são diferentes e sua capacidade de
aprendizagem também. Uns assimilam mais rápido e outros mais lentamente, e
muitas vezes as metodologia de ensino são eficazes para uns e para outro não, e
tudo isso unido a uma sala super lotada sem auxilio de outro professor ou
cuidador e apoio pedagógico transforma o ato de ensinar em uma tarefa árdua,
afinal nem sempre o que o professor fala o aluno houve, e nem sempre o que é
ensinado é aprendido.
Muitas
vezes ocorre de um aluno necessitar de um conhecimento básico para ter acesso
aos outros tipos de conhecimento, e ele não trás o conhecimento passado para
obtenção do futuro, tudo é continuo, o ensino, a aprendizagem e a avaliação e
algumas vezes é necessário que o professor regrida no conteúdo para poder ter
um progresso total, é onde entra a questão do currículo, a ementa, o plano, os
prazos que devem ser seguidos para ensinar aquele assunto e isso resulta em
mais pressão em cima do professor, esse é o segundo maior desafio que
certamente irei enfrentar nos próximos anos.
Em
terceiro lugar, a falta de preparo para fazer com que a inclusão seja uma
realidade na sala de aula, a educação de alunos com necessidades educacionais
especiais é outra dificuldade que encontrarei na sala de aula e que terá que
ser superada, isso inclui a falta de preparo, as condições de adaptação da
instituição, da flexibilização das atividades, das dinâmicas, avaliação e sem
falar na falta de recursos.
Em quarto
lugar e muito significativa é a falta de motivação que ocorre em conjunto,
começando pela desmotivação e falta de interesse na educação dos filhos, depois
pelo desinteresse do próprio aluno e por fim a desmotivação do professor que
ocorre pela desmotivação de todas as partes envolvidas, o que inclui a escola,
a sociedade e o baixo salário que mostra-se como um grande fator de
desmotivação e desestabilizador do desejo de ensinar.
Em
quinto lugar como lidar com alunos com problemas psicológicos e comportamentais
na sala de aula sejam diagnosticados ou não, é outra dificuldade que irá pesar
muito, pois além da rejeição do aluno e da família que muitas vezes nem quer
assumir o problema psicológico ou comportamental do aluno faz com que essa
tarefa seja maçante e muito cansativa, o que me faz refletir como umas das
dificuldades que considero mais difíceis de enfrentar.
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