Projetos elaborados por @ValzinhaBarreto (Referências no
final)
Os docentes precisam se vê nessa contextualização
da tecnologia na escola, afinal, se a inserção da TIC no espaço escolar pode
ser utilizada como recurso didático, a ferramenta merece ser explorada para
tais fins.
A
seguir, há sugestões de projetos que utilizam recursos tecnológicos com ou não
acesso a internet, tratam-se de métodos simples com utilização de imagens,
fotos, câmera digital, celular, laboratório de informática dentre outros recursos:
TEMA
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O cinema e a Geografia como estratégia de
ensino
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OBJETIVOS
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Objetivo Geral: Analisar o
conhecimento geográfico por meio de filmes que abordam temas geográficos
Objetivos
Específicos:
a)
Compreender fenômenos globais.
b)
Explorar as mudanças nos costumes da sociedade.
c)
Distinguir as diferentes paisagens brasileiras.
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JUSTIFICATIVA
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Os filmes são uma excelente opção de entretenimento e utilizá-la como
ferramenta de ensino auxilia o professor na abordagem de temas geográficos,
partindo do concreto para o abstrato, usando o visual como facilitador da
aprendizagem.
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METODOLOGIA
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Exibir
filmes com abordagem de temas geográficos para os alunos. Propor debates,
elaboração de relatórios e atividades sobre filmes assistidos.
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RECURSOS
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Sala
de multi-meios (Multimídias, sala de vídeo, TV Escola, entre outros). DVD dos
filmes: "De Volta para o Futuro"
– Abordagem: exploração das mudanças nos costumes e na paisagem "Volcano
- A Fúria" - Abordagem: Compreensão do vulcanismo como fenômeno
natural e não como tragédia. "O Caminho das Nuvens" Explorar as diferentes paisagens
brasileiras. “A era do Gelo” – Abordagem:
Análise dos fenômenos naturais, paisagem, localização e aspectos geográficos.
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AVALIAÇÃO
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É
contínua por meio da observação, do nível de interesse, desempenho, participação
e envolvimento dos alunos com e/nas atividades propostas na execução do
projeto.
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Fonte:
COELHO, 2014.1
TEMA
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Contextualizando o “Planisfério” por meio
da tecnologia
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OBJETIVOS
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Objetivo Geral: Explicitar
conceitos referentes ao globo Terrestre e o Planisfério.
Objetivos
Específicos: a) Favorecer a
aprendizagem de algumas características da terra. b) Propor a localização das
fontes de águas do nosso planeta.
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JUSTIFICATIVA
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Sabemos que o globo Terrestre e o Planisfério representam as terras e
as águas do nosso planeta, portanto, obter conhecimentos sobre esse tema
representa um processo de aquisição significativo para o aluno. Assim sendo, o uso de recursos tecnológicos
para estudo do tema pode ser uma proposta divertida e inovadora para o
educando.
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METODOLOGIA
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1ª Etapa: O professor deve explicar
conteúdos sobre os oceanos e continentes. Deverá entregar uma imagem em
formado (JPEG) de um mapa com desenho digital em branco para colorir. (Aula
1).
2ª Etapa: Visita ao
laboratório de informática (com orientação do professor) ou acesso em casa
(com orientação dos pais ou responsáveis). Os alunos deverão abrir a foto
(entregue pelo professor) por meio do programa da Microsoft, o “Paint”. Os
alunos deverão colorir o mapa com a utilização da função “Preenchimento de
cor” do “Paint” (conforme a legenda de cores proposta pelo professor) e pintar
de azul as áreas ocupadas pelos oceanos. (Aula 2).
3ª Etapa: Pintar cada continente
seguindo a legenda: América – Azul, Europa
– Verde, Ásia – Vermelho, África – Amarelo, Oceania – Preto, Antártida – Marrom. (Aula 3).
4ª Etapa: Os alunos deverão
fazer um debate sobre o que entenderam sobre os continentes e experiência com
a ferramenta tecnológica “Paint”. (Aula 3).
5º Etapa: Exposição dos
mapas coloridos com nomes de cada um escritos em um mural. (Aula 4).
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RECURSOS
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Foto
digital de mapa sem cores; Computador com programa da Microsoft “Paint”
instalado. Impressora com tinta colorida.
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AVALIAÇÃO
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É
contínua por meio da observação, do nível de interesse, desempenho,
participação e envolvimento dos alunos com e/nas atividades propostas na
execução do projeto.
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Fonte:
COELHO, 2014.1
b)
Sugestão
de projeto abordando a paisagem local, leitura e análise de mapas e imagens:
TEMA
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Abordando
a paisagem local através da leitura e análise de mapas e imagens.
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OBJETIVOS
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Objetivo Geral: Analisar a paisagem
local.
Objetivos
Específicos: a) Demonstrar quais os rios e bacias
hidrográficas. b) Verificar a cidade e a produção dos lugares.
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JUSTIFICATIVA
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A paisagem local é uma importante informação a ser explorada pelo
aluno, por isso, usar a tecnologia para fazer a demonstração dos rios e
bacias hidrográficas, verificar a cidade e a produção dos lugares pode ser um
excelente instrumento a ser utilizada pelo professor para ensinar esses
conceitos. O ensino sem a utilização da cartografia disponível no livro
didático, trocada pelo estudo do ambiente local, a vivência do aluno e espaço
conhecido por ele, pode ser uma ferramenta que facilitará a compreensão
desses conteúdos.
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METODOLOGIA
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1ª Etapa: Visita ao
laboratório de informática com acesso a internet. Utilização do Google Maps e
o Google Earth para trabalhar as bacias hidrográficas.
2ª Etapa: Localização do
endereço dos alunos no Google Maps.
3ª Etapa: Análise do mapa da
cidade e do endereço da casa dos alunos.
4ª Etapa: Registro
fotográfico com câmera digital (ou com celular) da frente da casa onde está o
endereço do aluno.
5ª Etapa: Comparação com a
foto do endereço do aluno com a foto atual capturada por ele.
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RECURSOS
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Computador,
internet, aplicativos: Google Maps e o Google Earth, impressora.
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AVALIAÇÃO
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É
contínua por meio da observação, do nível de interesse, desempenho,
participação e envolvimento dos alunos com e/nas atividades, propostas na
execução do projeto.
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Fonte:
COELHO, 2014.1
TEMA
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Alfabetização
cartográfica
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OBJETIVOS
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Objetivo Geral: Estimular a
compreensão da função dos mapas. Objetivos
Específicos: a) Incentivar a interpretação de informações cartográficas. b)
Propor a produção das próprias representações de rotação.
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JUSTIFICATIVA
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É indispensável que os alunos adquiram autonomia para compreensão da
função dos mapas, bem como sua interpretação e produção das representações do
seu próprio espaço. Ao professor cabe a iniciação a alfabetização
cartográfica.
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METODOLOGIA
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1ª Etapa: Confecção de um
modelo de mapa-múndi com bola de isopor onde será inserido um pedaço de arame
no mapa-múndi/bola, pelos polos Norte e Sul. (Aula nº 1)
2ª Etapa: Apresentação dos
modelos do globo confeccionado pelos alunos. (Aula nº 2).
3º
Etapa: Registro fotográfico de cada polo do
Globo criado pelo aluno e explicação do que representa o giro do globo pelo
arame (com auxilio do professor, eles deverão entender que cada volta
completa representa um dia com duração de 24 horas). (Aula nº 3).
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RECURSOS
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1
Bola de isopor com mais ou menos 30 cm, 50 cm de arame (sem ser farpado). Palitos de dente para cada polo. Câmera
fotográfica ou celular.
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AVALIAÇÃO
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É
contínua por meio da observação, do nível de interesse, desempenho,
participação e envolvimento dos alunos com e/nas atividades propostas na
execução do projeto.
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Fonte:
COELHO, 2014.1
Extraído do trabalho monográfico da autora:
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