' '' Plano De Trabalho De Estágio | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

30 março 2012

Plano De Trabalho De Estágio



PLANO DE TRABALHO DE ESTÁGIO


IDENTIFICAÇÃO

Instituição concedente do Estágio: E. E. Educação Infantil Marise Castiel.
Nome do estagiário: Rogério da Silva Gomes
Nome da estagiária: Valdineia Barreto Coelho
Curso: Pedagogia 4º período.
Município: Porto Velho, Rondônia 22 de Março, 2012.
Início do Estágio: 07 de Fevereiro, 2012.

1 JUSTIFICATIVA
          
            O plano de trabalho de estágio é um levantamento de dados, fatos e objetivos significativos que deve estar presente em todas as atividades escolares, pois permite uma localização e localização por meio de um planejamento das atividades e tudo que deverá ser executada seguindo cada etapa respectiva às necessidades da Escola.
            No caso deste, trata-se de um planejamento sobre cada etapa que será vivenciada pelo acadêmico de Pedagogia durante Estágio supervisionado. O ato de planejar é ter flexibilidade para não se tornar autoritário interferindo na liberdade do processo de aprendizagem do aluno.
                         
2 OBJETIVOS

2.1 Geral

            Oportunizar ao acadêmico de Pedagogia um planejamento dos aspectos técnicos necessários para organização dos aspectos físicos e administrativos da Instituição onde é realizado o Estágio supervisionado.

2.2 Específicos

·                     Orientar e acompanhar os acadêmicos  do Curso de Pedagogia, em seus estágios com mais organização e flexibilidade nas atividades que serão executadas.
·                     Estimular a oportunidade do aluno de Pedagogia ter um contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado e como seu trabalho deve estar sempre atrelado a um planejamento elaborado segundo a realidade da escola.
·                     Possibilitar reflexão, análise e questionamento sobre a importância do planejamento para ter um melhor sucesso nas metas a serem atingidas.


3 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

·         Observação da estrutura física e corpo administrativo da escola bem como a compreensão de cada processo técnico.  
·         Contato direto com os professores da instituição cedente do estágio, com os alunos e atividades executadas na sala de aula.
·         Conhecimento sobre dados da escola, projetos e organização.

4 METAS A SEREM ATINGIDAS

·         Obtenção de conhecimentos à cerca de cada etapa do estágio supervisionado.
·         Compreensão do funcionamento da estrutura administrativa da escola.
·         Contato com a equipe gestora, bem como aos demais que compõem o corpo escolar.
·         Vivência com os alunos da escola para prévia de como é relacionamento entre professor e aluno.
·         Valorização do planejamento das atividades como estratégia para o sucesso do que deve ser executada na sala de aula.
·         Entendimento a cerca do funcionamento da rotina da sala de aula e ne como o plano de trabalho é fundamental tanto para o desempenho do professor quanto para a aprendizagem significativa do aluno.

5 METODOLOGIA/ETAPAS

            Será utilizada metodologia de pesquisa, observação e por meio de entrevistas com a equipe geral da instituição de ensino cedente do estágio baseado primeiramente no contato com a escola observando a estrutura física, corpo docente, apoio administrativo, recursos aos qual a escola tem acesso. Cada etapa está ligada ao alcanço de metas, por isso é articulada a estratégia e ambas são ajustadas ás possibilidades reais seguindo a ordem de observação, participação e gerência.

6 INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE DADOS

            Projeto político pedagógico. Entrevista com o corpo docente e equipe gestora da escola. Obtenção do histórico da instituição de ensino dos setores administrativos, setores pedagógicos, gestão e vivência na rotina e acontecimentos perceptíveis durante observação, participação e regência na Escola Marise Castiel

7 CRONOGRAMA

7.1 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO

ÍTEM

ATIVIDADE

Fev

Mar

Abr

Maio

Jun

Jul

01
Construção do histórico da instituição/Escola

X






02
Desenvolvimento de levantamento de dados dos setores (Administrativo)



X








03
Levantamento de dados dos demais setores (Pedagógico).





X







04

Organização dos dados e Elaboração do Relatório do Estágio.







X






05

Entrega do relatório












X

8 AVALIAÇÃO

            A avaliação será constante, diagnóstica e reflexiva por meio da observação e participação e realização das atividades executadas na Escola Marise Castiel.


REFERÊNCIAS


BARRETO, Valdineia. A importância do planejamento na Escola. 2012. Espaço da Pedagogia. Disponível em:
Acesso em: 20 de Março, 2012 às 11: 14.

0 Comentários - Comente!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.