' '' ' PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!: outubro 2012

QUEM É VAL? (clique aqui)

Val Barreto, saiba mais sobre ela: "Professora, servidora pública municipal, pedagoga formada na Faculdade Metropolitana de Porto Velho, especialista em Educação/Supervisão, jornalista, escritora, militante da educação e uma das idealizadoras do movimento SALVE O IPAM. "

PROPOSTAS (clique aqui)

Confira as propostas de Val Barreto "Para a saúde pública,cultura, educação municipal, para os professores, servidores municipais, IPAM Saúde e mais!"

PARTIDO CIDADANIA 23

O cidadania busca de forma coerente concretizar– os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social. "com novos modelos e soluções para a urgente melhoria das condições de vida do povo brasileiro. "

FALE COM A VAL (clique aqui)

Entre em contato a Val Barreto: Esclareça suas dúvidas. Você pode entrar em contato pelo whatsapp (69) 993106942, pelo facebook, instagran, email e mais.

FAÇA PARTE (clique aqui)

Todo apoio e trabalho voluntário é bem vindo: "Há vagas para formiguinha, designer de redes sociais, colunista, marketing digital, Designer gráfico, dentre outras funções!" .

30 outubro 2012

Atividade de Ciências - 2º ano - A importância do ar


Clique na imagem para visualizar
Salve a foto e imprima em página inteira!

Atividade de Ciências - 2º ano - A importância do solo


Clique na imagem para visualizar melhor.
Salva no seu computador e imprima em folha inteira!

29 outubro 2012

Atividade - Ciências - A importância da água - 1 e 2º ano


Para visualizar em tamanho real clique na imagem e depois salve no seu computador e imprima em tela inteira! Beijos!

21 outubro 2012

Para enfeite - Cachorrinho tímido atrás da árvore em E.V.A

20 outubro 2012

Trenzinho e E.V.A com balõezinhos e bonequinhos


Lembrancinha de palhacinho com material reciclável – Garrafa pet + E.V.A

Jogo da velha com tema joaninha em E.V.A + TNT



DICA: você pode substituir as trouxinhas em TNT por tampas de garrafa pet.

15 outubro 2012

Painel em E.V.A com: Árvore, borboleta, formiga, centopéia e sol

08 outubro 2012

Dica: varal expositor de atividades na sala de aula com pregadores multicores

O varal de exposição é uma realidade na Educação Infantil e uma maneira simples de fazer uma exposição dos trabalhos feitos pelos alunos. Alguns professores optam por colar com cola no barbante, outros aderem ao grampo, ao clipe (não recomendando por ser um objeto facilmente ingerido pelas crianças), mas hoje vou dar uma dica simples e muito construtiva. Primeiro porque não gasta cola nem será necessário rasgar a atividade ao fim da exposição ou ficar um misto de cola e papel colado no barbante. Segundo os próprios alunos poderão colar suas atividades escolhendo um pregador de roupas colorido, fazendo assim a opção pela cor que já está trabalhando algo de maneira indireta.

06 outubro 2012

Jogo: Resolvendo problemas matemáticos na Educação Infantil: de quantas bolas precisamos?

 
Para brincar no pátio de recreio, temos que dar uma bola para cada dupla de crianças. De quantas bolas precisaremos?

05 outubro 2012

Jogo: preenchendo palavras cruzadas – 1º ano - Educação Infantil

O jogo muitas das vezes pode descomplicar uma situação complexa que envolve a matemática e fazer com que a criança aprenda brincando. No caso deste jogo ele pode ser usado não só para 1º ano, ele pode ter o grau de dificuldade aumentado em palavras maiores e mais difíceis. É bem flexível!

Intenções pedagógicas

- saber formar pares de objetos de acordo com um critério dado (neste caso, a mesma letra ou mesma palavra);
- saber comparar conjuntos mediante a utilização de procedimentos numéricos ou não-numéricos;

Jogo: Kim táctil - Percepções tácteis na Educação Infantil

Obter contanto com conhecimentos que facilitem o ensino-aprendizagem do aluno e pedagogo na sala de aula é muito importante. Ainda durante as aulas teóricas o contato com os jogos mostram o quanto é proveitoso ensinar matemática por meio do ensino lúdico. A disciplina de Metodologia do Ensino da matemática na Educação Infantil tem proporcionado uma reflexão por parte dos acadêmicos quando a importância dos jogos que segundo Cerquetti apud Berdonneau (2011, p.44) o estabelece relações entre parceiros, e estrutura o grupo. A criança aprende a respeitar ordem até chegar sua vez de jogar, descobre o estímulo, desenvolve a paciência, o domínio de si própria. Habitua-se a aceitar regras – conhecê-las – respeitá-las, poder explicá-las a outros e muito mais. Tendo sido feitas considerações sobre a importância dos jogos na Educação Infantil, fica claro que essa iniciativa de ensinar matemática através dos jogos pode trazer grandes contribuições para o aluno, pois ele tem a oportunidade de vivenciar e interiorizar as situações matemáticas, além de aprender de forma natural, prazerosa e instantânea. O jogo Kim táctil serve para faixa etária de 5, 6, e 7 anos. Em especial pré-I e pré II. 

Intenções pedagógicas

- exercitar o sentido do tato e aperfeiçoá-lo;
- conscientizar acerca das percepções tácteis;
- desenvolver a atenção;
- treinar a evocação (visual, verbal ou sinestésica) a partir de percepções tácteis.

Material

- caixa de papelão com tampa, na qual se praticou duas aberturas em uma das laterais, a fim que as crianças possam introduzir as mãos;
- Enfeite sua caixa como quiser. No caso desta, foi usado um pano TNT estampado.
- Use objetos usuais diversos, facilmente identificáveis ao toque.
      
Os objetos utilizados nos jogo devem ser familiares – com exceção de no máximo um – para todos os participantes, os quais devem ser capazes de nomeá-los com facilidade.

Aplicação: atividade a ser realizada em um dos “cantinhos”.

Antes de instalar as crianças no cantinho escolhido, colocar alguns objetos (de três a cinco, para começar, de acordo com a idade das crianças e sua prática de observação) dentro da caixa e tornar a fechá-la. Indicar a regra do jogo: “Daqui a pouco, vou retirar um dos objetos que estão dentro desta caixa; vocês terão que indicar qual deles.

Os objetos são os seguintes:”. Fazer com que cada criança toque os objetos. Retirar então um deles, sem modificar o local dos demais. Deixar cada criança tocar novamente os objetos. O primeiro jogador que conseguir dizer qual objeto foi retirado vence a partida. Pode-se voltar a jogar quantas vezes se desejar.

FOTOS




CERQUETTI, apud BERDONNEAU. O ensino da matemática na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2011.