Obter contanto com conhecimentos que facilitem o
ensino-aprendizagem do aluno e pedagogo na sala de aula é muito importante.
Ainda durante as aulas teóricas o contato com os jogos mostram o quanto é
proveitoso ensinar matemática por meio do ensino lúdico. A disciplina de Metodologia do Ensino da matemática
na Educação Infantil tem proporcionado uma reflexão por parte dos acadêmicos
quando a importância dos jogos que segundo Cerquetti apud Berdonneau (2011,
p.44) o estabelece relações entre parceiros, e estrutura o grupo. A criança
aprende a respeitar ordem até chegar sua vez de jogar, descobre o estímulo,
desenvolve a paciência, o domínio de si própria. Habitua-se a aceitar regras –
conhecê-las – respeitá-las, poder explicá-las a outros e muito mais. Tendo sido
feitas considerações sobre a importância dos jogos na Educação Infantil, fica
claro que essa iniciativa de ensinar matemática através dos jogos pode trazer
grandes contribuições para o aluno, pois ele tem a oportunidade de vivenciar e
interiorizar as situações matemáticas, além de aprender de forma natural, prazerosa
e instantânea. O jogo 2 Kim táctil serve para faixa etária de 5, 6, e 7 anos. Em especial pré-I e pré II.
Intenções pedagógicas
- exercitar o sentido do tato e aperfeiçoá-lo;
- conscientizar acerca das percepções tácteis;
- desenvolver a atenção;
- treinar a evocação (visual, verbal ou sinestésica) a partir de
percepções tácteis.
Material
- caixa de papelão com tampa, na qual se praticou duas aberturas em uma
das laterais, a fim que as crianças possam introduzir as mãos;
- Enfeite sua caixa como quiser. No caso desta, foi usado um pano TNT estampado.
- Enfeite sua caixa como quiser. No caso desta, foi usado um pano TNT estampado.
- Use objetos usuais diversos, facilmente identificáveis ao toque.
Os objetos utilizados nos jogo devem ser familiares – com exceção de no máximo um – para todos os participantes, os quais devem ser capazes de nomeá-los com facilidade.
Aplicação: atividade a ser
realizada em um dos “cantinhos”.
Antes de instalar as crianças no cantinho escolhido, colocar alguns objetos (de três a cinco, para começar, de acordo com a idade das crianças e sua prática de observação) dentro da caixa e tornar a fechá-la. Indicar a regra do jogo: “Daqui a pouco, vou retirar um dos objetos que estão dentro desta caixa; vocês terão que indicar qual deles.
Os objetos são os seguintes:”. Fazer com que cada criança toque os objetos. Retirar então um deles, sem modificar o local dos demais. Deixar cada criança tocar novamente os objetos. O primeiro jogador que conseguir dizer qual objeto foi retirado vence a partida. Pode-se voltar a jogar quantas vezes se desejar.
Antes de instalar as crianças no cantinho escolhido, colocar alguns objetos (de três a cinco, para começar, de acordo com a idade das crianças e sua prática de observação) dentro da caixa e tornar a fechá-la. Indicar a regra do jogo: “Daqui a pouco, vou retirar um dos objetos que estão dentro desta caixa; vocês terão que indicar qual deles.
Os objetos são os seguintes:”. Fazer com que cada criança toque os objetos. Retirar então um deles, sem modificar o local dos demais. Deixar cada criança tocar novamente os objetos. O primeiro jogador que conseguir dizer qual objeto foi retirado vence a partida. Pode-se voltar a jogar quantas vezes se desejar.
FOTOS
CERQUETTI, apud BERDONNEAU. O ensino da matemática na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2011.
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