O jogo muitas das vezes pode descomplicar uma
situação complexa que envolve a matemática e fazer com que a criança aprenda
brincando. No caso deste jogo ele pode ser usado não só para 1º ano, ele pode
ter o grau de dificuldade aumentado em palavras maiores e mais difíceis. É bem
flexível!
Intenções pedagógicas
- saber formar pares de objetos de acordo com um critério dado (neste
caso, a mesma letra ou mesma palavra);
- saber dizer se um conjunto tem mais, menos ou mesmo número de
elementos que outro conjunto;
- saber utilizar as propriedades de ordem para destacar um (ou vários)
objeto (s) dentro de uma sequência.
Material
Grade de palavras cruzadas retirada de publicação familiar às crianças:
v
Revistinhas;
v
Jogos publicitários como os de pacotes de
alimentos infantis).
Etapa 1:
observação da grade e leitura das definições
O impresso é observado pelas crianças. A professora lê as
definições, e as transcreve para tira de cartolina (numero e texto); as
crianças emitem hipóteses, que desenham na tira devida.
Este
peludo gosta de vovós
|
Não se deve intervir nas proposições das
crianças, e sim aceitar todas as sugestões.
Etapa
2: escrevendo palavras
Trabalho em duplas sobre
uma palavra no decorrer de um atelier do quotidiano, com a ajuda de todos os
documentos escritos habituais na aula (álbuns de contos para crianças, livros
de consulta, dicionários infantis...). Certas palavras são montadas de maneira
relativamente fácil. Às vezes um espaço permanece vazio: é o caso dos termos no
plural, que as crianças podem completar mediante observações como “são três porquinhos, e quando há vários, se
põe um s” (observação de uma criança).
As competências postas em ação – em especial para decidir entre duas
soluções possíveis – referem-se:
- à
identificação da primeira, ou das primeiras letras de uma palavra;
- à contagem
das letras de cada palavra proposta, assim como nos espaços na grade (“há dez
quadradinhos, então é preciso uma palavra de dez letras”);
- à
identificação de uma letra da coluna n dentro
de uma (por exemplo, eliminar dentre as palavras que começam com C aquelas que
não servem, uma vez que existe um O na penúltima casa, proveniente de outra
palavra já escrita0;
- à pesquisa
de títulos, dos quais certas palavras já são conhecidas (o que permite, por
exemplo, selecionar, após ter haver destacado a palavra Pequeno, dois títulos dentre os livros de contos sem ilustração: O Pequeno Polegar e O Chapeuzinho Vermelho.
O 1° titulo é eliminado – não contem palavra vermelho, e o termo chapeuzinho é
descoberta através da eliminação das
palavras conhecidas no segundo titulo); (Pequeno
Polegar Chapeuzinho Vermelho).
- à posição
aproximada de uma letra dentro da ordem alfabética, para poder utilizar
facilmente um dicionário (naturalmente, é necessário que um alfabeto esteja
afixado à parede para servir de referência);
- à procura
de uma palavra a partir de ilustrações de um dicionário para crianças, quando
se conhece a letra pela qual começa esta palavra;
- à
avaliação da extensão de uma palavra a partir de sua pronúncia (optar entre fada e feiticeira para satisfazer à indicação “ela lida com magia”).
Etapa 3: Criar uma grade de
palavras cruzadas para o jornalzinho da aula, ou para remeter a
correspondentes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
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