Por: ¹Valdineia Barreto
O conhecimento varia de pessoa para pessoa e
depende do ambiente em que a pessoa vive. Mesmo que cada pessoa construa seu
próprio conhecimento, ele é único para todos, ou seja, não é algo exclusivo da
pessoa que o possui afinal todo conhecimento é resultado do meio em que
vivemos, de todas as nossas experiências com tudo que nos cerca, assim tudo que
sabemos é resultado de nossas relações com o lugar, com as pessoas, com a
sociedade em geral.
Muitas vezes o
conhecimento depende da linguagem do meio em que estamos inseridos, depende da
cultura, da organização daquele espaço, de como as pessoas vivem. Então é um
produto da nossa vivência.
As pessoas se
envolvem com o conhecimento através do conjunto de informações com que se
relaciona. Isso significa que o conhecimento pertencente a uma pessoa se
originou de sua relação com outras pessoas, um grupo social.
Um exemplo no campo
da pedagogia é que o sistema educacional envolve muitos elementos, alguns
professores possuem um conhecimento maior sobre currículo, outros sobre
planejamento, outros sobre didática, outros sobre metodologia, mas todo o
conhecimento ainda que individual de cada professor é integrante do sistema de
ensino.
Cada conhecimento contribui para a construção de
um todo, de um conhecimento mais amplo sobre qualquer assunto, então sua
construção é individual, mas o produto final e seu uso social são coletivos.
O saber pertence
a um grupo de conhecimento especifico, por exemplo, Paulo Freire é um autor que
dedica seus saberes a Pedagogia, mas Piaget, por exemplo, dedica parte de seus
conhecimentos a psicologia, mas é comum encontrarmos conhecimentos de Piaget em
livros ou abordagens em Pedagogia. Cada área tem seus próprios conhecimentos,
sejam em Pedagogia, na área de medicina, área jurídica, entre outros.
Ninguém possui
conhecimento, as pessoas possuem conhecimentos e é correto afirmar que não devem
ser visto como verdade absoluta, o conhecimento é flexível, maleável, e sujeito
a mudanças e transformações de acordo com o momento social ou cultural no se
desenvolve.
O conhecimento
não deve pertencer somente a pequenos grupos de pessoas, ele deve ser
compartilhando através de idéias e que possa cada vez mais se desenvolver e ser
compreendido melhor.
Isso mostra o porquê de o trabalho em
grupo, ser tão valorizado, porque o compartilhamento de saberes sempre dá
origem a novos saberes ou a versões diferentes de cada saber, é a interação, a
socialização do conhecimento.
Referencias:
COELHO, Valdineia Barreto. Pluralidade de ideias: A importância de
compartilhar o conhecimento. Porto Velho: Universo Pedagogia, 2014. Disponível
em: http://www.universopedagogia.com/2014/09/pluralidade-de-ideias-importancia-de.html
¹Contato com
a autora:
Valdineia Barreto – Pedagoga.
Twitter: @ValzinhaBarreto
Whatsapp: 69 9282 99 72
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