Por
Suzana de Jesus
Na fase dos três a cinco anos de
idade, as crianças começam a ter seus primeiros contatos com as letras, pois
elas descobrem um novo mundo com os livros, ao som da música, ao ouvir
histórias e recontá-las, o acesso facilitado da tecnologia por meio do teclado
do computador ou mesmo por sua experiência.
A riqueza proporcionada na medida que
a criança tem acesso ao mundo das palavras, faz com que ela vai adquirindo
novas letras, conhecendo a formação do seu nome por meio do alfabeto tornando o
aprendizado mais interessante e prazeroso para os pequenos, já que sua
curiosidade no primeiro momento é saber como se rabisca, desenha ou escreve
essa letra para solucionar seu interesse de aprender a conhecer o seu nome.
O educador, em seu ambiente escolar
deve possuir materiais, murais que estimulem a criatividade ao ensinar a
linguagem escrita e aproveitar a fala dos pequenos para lhes apresentarem,
situações reais, é claro que vividas pelas crianças com atividades que elas
consigam desenvolver sozinhas, ou seja, em sala e no segundo momento com a
ajuda da família que é muito importante na iniciação de sua linguagem escrita e
falada.
Não tão distante de deixar claro que
estamos falando de crianças, pois o aprender deve ser prazeroso, estimulador,
rico, agradável em todos os seus estágios de amadurecimento e respeitando os
momentos de cada criança, sem os atropelos do cotidiano e sempre reaprendendo
brincando com elas.
Quando os pequenos fazem a roda (a
famosa rotina) para ouvir a novidade da aula, a primeira coisa que eles pedem,
é...! Podemos contar uma história? Ou Tia posso falar sobre o que eu fiz com
minha mãe e com o meu papai? Pois esse momento para a criança é magnífico,
mágico é como se por um momento ela se sentisse o professor ou professora no
momento da roda. E o professor deve estar atento e colher as palavras de suas
vivências para suas escritas e leituras individuais ou coletivas, podendo
oferecer revistas, gibis por terem gravuras enriquecendo ainda mais o seu
vocabulário.
A comunicação entre as crianças dever
observada durante a hora do brinquedo, do cinema, pois elas nos dão a
informação do que devemos trabalhar em sala, não ficando tão fora de suas
expectativas e realidades de sua comunidade, situação econômica, enfim...,
informações essas que o educador deve acrescentar em seu plano de aula
favorecendo uma condição melhor de ensino e aprendizagem dos educandos.
Ao utilizar esse artigo de forma parcial ou integral, por favor dê
as devidas referências à autora. Sugestão abaixo:
JESUS,
Suzana de. A arte da escrita na Educação Infantil. Campo grande: Universo
Pedagogia, 2015. Disponível em:
<http://www.universopedagogia.com/2015/01/a-arte-da-escrita-na-educacao-infantil.html<
Acesso em: 21, janeiro, 2015, às 21h24min.
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