' '' A arte da escrita na Educação Infantil | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

21 janeiro 2015

A arte da escrita na Educação Infantil


Por Suzana de Jesus

Na fase dos três a cinco anos de idade, as crianças começam a ter seus primeiros contatos com as letras, pois elas descobrem um novo mundo com os livros, ao som da música, ao ouvir histórias e recontá-las, o acesso facilitado da tecnologia por meio do teclado do computador ou mesmo por sua experiência.

A riqueza proporcionada na medida que a criança tem acesso ao mundo das palavras, faz com que ela vai adquirindo novas letras, conhecendo a formação do seu nome por meio do alfabeto tornando o aprendizado mais interessante e prazeroso para os pequenos, já que sua curiosidade no primeiro momento é saber como se rabisca, desenha ou escreve essa letra para solucionar seu interesse de aprender a conhecer o seu nome.


O educador, em seu ambiente escolar deve possuir materiais, murais que estimulem a criatividade ao ensinar a linguagem escrita e aproveitar a fala dos pequenos para lhes apresentarem, situações reais, é claro que vividas pelas crianças com atividades que elas consigam desenvolver sozinhas, ou seja, em sala e no segundo momento com a ajuda da família que é muito importante na iniciação de sua linguagem escrita e falada.

Não tão distante de deixar claro que estamos falando de crianças, pois o aprender deve ser prazeroso, estimulador, rico, agradável em todos os seus estágios de amadurecimento e respeitando os momentos de cada criança, sem os atropelos do cotidiano e sempre reaprendendo brincando com elas.

Quando os pequenos fazem a roda (a famosa rotina) para ouvir a novidade da aula, a primeira coisa que eles pedem, é...! Podemos contar uma história? Ou Tia posso falar sobre o que eu fiz com minha mãe e com o meu papai? Pois esse momento para a criança é magnífico, mágico é como se por um momento ela se sentisse o professor ou professora no momento da roda. E o professor deve estar atento e colher as palavras de suas vivências para suas escritas e leituras individuais ou coletivas, podendo oferecer revistas, gibis por terem gravuras enriquecendo ainda mais o seu vocabulário.

A comunicação entre as crianças dever observada durante a hora do brinquedo, do cinema, pois elas nos dão a informação do que devemos trabalhar em sala, não ficando tão fora de suas expectativas e realidades de sua comunidade, situação econômica, enfim..., informações essas que o educador deve acrescentar em seu plano de aula favorecendo uma condição melhor de ensino e aprendizagem dos educandos.

O manuseio de materiais pelos pequenos é imprescindível, ou melhor, dizendo, importante para sentir o tipo de papel (grosso, fino, liso, enrugado, áspero e etc.) antes de produzir suas escritas, riscos, rabiscos, garatujas que seja, algo tão sublime ou significativo pra eles.

Ao utilizar esse artigo de forma parcial ou integral, por favor dê as devidas referências à autora. Sugestão abaixo:


JESUS, Suzana de. A arte da escrita na Educação Infantil. Campo grande: Universo Pedagogia, 2015. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2015/01/a-arte-da-escrita-na-educacao-infantil.html< Acesso em: 21, janeiro, 2015, às 21h24min.

0 Comentários - Comente!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.