Confiram alguns pontos que denotam a complexidade que a avaliação representa para o professor na sala de aula.
* A avaliação absorve a melhor parte
da energia dos alunos.
* O sistema clássico de avaliação
favorece uma relação utilitarista com o saber.
* O sistema tradicional de avaliação
participa de uma espécie de chantagem.
* O sistema clássico obriga os
professores a preferir os conhecimentos isoláveis e cifráveis.
Resposta: Diante de tudo isso, quanto
tempo resta?
Agenda do professor diante da
avaliação:
•
Administrar;
•
Desenvolver;
•
Comentar;
•
Corrigir;
•
Anunciá-las;
•
Dar pistas;
•
Dar instruções;
•
Negociar;
Diante de tudo isso, não resta tempo
para inovar ou implantar uma nova pedagogia, não significa que não seja possível,
significa que é um freio!
E o investimento dos alunos quanto ao
termo de avaliação?
*
Estabelecem competições;
*
Estresse;
*
Sentimentos de injustiça;
*
Temores em relação aos pais;
*
Temores em relação ao futuro;
*
Temores em relação à autoimagem;
*
Implica a família;
*
Mobiliza suas esperanças e angústias;
LEMBRAR:
A avaliação não é, um princípio, um
objetivo em si, mas um meio de verificar se os alunos adquiriram os
conhecimentos visados.
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mim ajudou muito obg
Essa é intenção. Boa sorte.
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