Por Suzana de Jesus*.
O ato
de brincar é uma preparação para a próxima etapa do estágio de amadurecimento
de suas vivências, a medida que a criança brinca, ela aprende a conhecer o
mundo, através do lúdico levando-a explorar as futuras profissões, sendo na
verdade o lúdico em questão devido a sua faixa etária da exploração,
curiosidade aflorada em saber como compreendendo-se, os espaços a serem
utilizados e os limites que podem alcançar em quanto se desenvolve.
Durante
esta etapa, a criança se sente mais livre, ou seja, a vontade para expor o que
sente, deixando-se levar pelo prazer e estabelecer laços de afetividade com o
outro e o meio que a cerca, experimentando as suas vivências de acordo com as
experiências adquiridas durante o seu aprendizado.
Quandoa
criança se diverte com os seus afazeres lúdicos, ela certamente estabelece
regras, como se fosse um adulto pedindo permissão para entrar em algum
ambiente, demonstrando a capacidade de organização, liderança, competência e
testando cada vez mais suas habilidades no que faz, pois é imprescindível
durante o brincar – a comunicação – estabelecida também pela criança, por meio
da música, da linguagem verbal e escrita, com um amigo imaginário ou até mesmo
com o seu brinquedo favorito.
Em
geral, o brincar já começa desde, a primeira aparição da raça humana, pois foi
nesta fase tão interessante da evolução da humanidade que começaram a
desenvolver a linguagem escrita (desenhos nas cavernas antigas), a linguagem
falada com gritos e muitos ruídos, o raciocínio lógico e o convívio social com
o outro e a medida que o tempo passava o desenvolvimento humano acompanhava o
processo de maturação, assim, são os pequenos que vão se adquirindo vivências
em diferentes períodos históricos melhorando suas habilidades a medida que vai crescendo.
No
entanto, não devemos nos esquecer que os pequenos não tem noção lógica de
perigo e nem limites, pois ainda seguem os instintos dos primórdios que é da
própria natureza humana, experimentando seus limites e explorando os seus
respectivos espaços, como por exemplo conhecendo seu corpo, subir e descer de algum lugar e se sentindo
importante no ambiente pelo qual pertence e nele se sente feliz.
*Este artigo foi publicado
exclusivamente neste, mas de é de autoria de Suzana de Jesus e ao utilizar como fonte de pesquisa ou em
citações, por favor, dê as devidas referências conforme sugestão abaixo:
JESUS,
Suzana de. O ato de brincar na Educação
Infantil. Campo grande: Universo Pedagogia, 2015. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2015/01/o-ato-de-brincar-na-educacao-infantil.html< Acesso em:
08, janeiro, 2015, às 23h24min.
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