O presente trabalho
acadêmico tem como temática a importância do lúdico na Educação Infantil,
ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da
cidade de Picos-PI. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica
que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na
aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de
forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa,
culminando em uma educação de qualidade.
Desse modo, utilizou-se uma pesquisa
de campo de caráter exploratório e qualitativo, bem como uma pesquisa
bibliográfica, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de uma
entrevista com 06 (seis) questões abertas destinadas a 02 (dois) professores
que atuam na Educação Infantil (Jardim I e II), tendo como objetivo analisar o
uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil
na prática pedagógica do professor. De forma mais específica verificou-se a
utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente; identificaram-se
as mesmas e se descobriu a importância que os professores dão ao lúdico como
uma ferramenta pedagógica. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a
etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos culminando com a elaboração
do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações
contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que os jogos
e as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades
sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a
interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e
de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história.
Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o
pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática
pedagógica, deixando os jogos e as brincadeiras (lúdico) de fora do processo de
ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada.
Título:
A importância do lúdico na Educação Infantil;
Autora:
Florência de Lima Leal - Publicada em:
2011.
Instituição de ensino: Universidade
Federal Do Piauí – UFPI
Número de páginas:
43 – Formato: PDF.
Para baixar
– DOWNLOAD - CLIQUE AQUI
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.