Ir para a escola, estudar, prestar atenção na aula, aprender a ler e escrever, pode representar experiências complexas, porque a criança não entende a função social da escolha e do ensino. Não é fácil para ela compreender a finalidade da escola e como o que ela aprende no espaço escolar pode ser importante para sua vida. Considerando a relação aluno/escola/estudo, elaborei uma história infantil exclusiva e fiz um planejamento para três ou quatro aulas, o que inclui um plano de aula e quatro atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. Para salvar as atividades, clique em cada uma, salve em seu computador e imprima:
*******
PLANO
DE AULA
Escola: ___________________________________
Série:
____ Turma:_____.
Professora
(o):
_____________________________________ Data: __/__/__.
Público
alvo:
Crianças até 7 anos de idade.
Duração: De 03 (três)
a 04 (quatro) aulas.
Disciplina:
Língua
Portuguesa; Conteúdo Interdisciplinar.
Conteúdos: Leitura;
Escrita; Desenho; Pintura; Valores.
OBJETIVO
GERAL
Estimular a compreensão
da função social da escola.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Despertar
nos alunos o interesse para estudar;
- Oportunizar
o envolvimento harmônico entre os alunos e histórias infantis
interdisciplinares;
- Incitar a
capacidade criativa e enriquecer a imaginação.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
- Leitura da
história “O menino que não gostava de estudar”;
- Desenho e
pintura de atividades sobre a temática da história.
- Debate sobre
a moral da história com ênfase a importância de estudar.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será contínua baseada no envolvimento e participação dos alunos no conto da
história e nas atividades como um convite ao aluno a pensar a história “O menino
que não gostava de estudar”, verificando a qualidade da interpretação e as
limitações e aptidões de cada aluno.
ATIVIDADES:
HISTÓRIA INFANTIL
O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR
Oliver
era um menino muito alegre e adorava brincar, ele dava altas risadas, gritava,
corria. Ele brincava com carrinho, bonecos, bola, robôs, tudo era legal, menos
estudar.
Com
sua caixa cheia de brinquedos, ele passava todo dia a brincar, sua mãe o
chamava: Oliver vem estudar!
Mas
ele não ouvia, só queria saber de brincar. Na escola, sua professora tentava
ensinar de tudo um pouco, as vogais, o alfabeto, os números, mas ele só queria
saber dos brinquedos e nada de aprender.
Oliver
tinha muitos brinquedos, mas havia um que ele gostava mais, um super robô
divertido, diferente e muito bonito. Um
dia, ao acordar, distraído, ele pisou no robô e o quebrou sem querer.
Desesperado,
Oliver despertou assustado. O seu robô estava aos pedaços e ele nada podia
fazer. Ele apenas olhava os pedaços jogados no chão e recolhendo-os com muito
cuidado, olhou cada pedaço do robô, tristonho, pelo acidente que aconteceu.
Oliver
notou que havia algumas letras nas costas do seu amado robozinho e ficou
curioso, mas ele não sabia que letras eram aquelas, nem o que diziam, pois como
não prestava atenção nas aulas, ele não aprendeu a ler, nem escrever.
Desapontado,
ele seguiu triste por todo o dia, mas em nenhum momento esqueceu que seu robô,
o seu velho amigo e companheiro de tantas brincadeiras, estava quebrado, inútil
e sem valor.
Oliver
ficou desanimado por perder seu robô e antes de ir para a escola, jogou seu
robô em pedaços em baixo da cama, e continuou a se arrumar. Chegando lá, ele sentou
no seu lugar de costume, mas estava tão triste que sua professora notou seu
tristonho olhar.
-
O que houve Oliver, porque está tão triste?
-
Não importa, ninguém pode me ajudar. – Disse ele sem esperanças.
-
Me diz o que houve e talvez eu possa lhe ajudar.
-
Meu robô quebrou, professora e não tem como consertar.
-
Amanhã traga seu robô, vamos pensar em algo.
No
dia seguinte, Oliver levou os pedaços do robô em sua mochila, mas não sabia se
algo poderia ser feito, pois ele havia se partido em muitos pedaços e havia
muito para colar.
A
professora ao olhar o brinquedo, viu as letras e abriu um grande sorriso.
-
O que foi? – Perguntou ele curioso.
-
Você sabe o que está escrito nas costas do seu robô?
-
Não, por quê? – Perguntou Oliver sem saber.
-
Está escrito Desmontável. Você quer conhecer a letra “D”?
-
Se isso for me ajudar a entender, quero sim. – Disse ele empolgado.
Naquele
dia, a professora ensinou todas as letras daquela palavra, a letra “D”, a letra
“E”, a letra “S”, a letra “M”, a letra “O”, a letra “N”, a letra “T”, a letra
“A”, a letra “V” a letra “E” e a letra “L”.
Oliver
não conhecia nenhuma, mas ficou pensando em quanto tempo ele tinha brincado sem
nunca saber que o que havia em seu robô, eram letras que muitas outras coisas
poderiam escrever.
No
final da aula, Oliver pediu os pedaços do seu brinquedo para ir embora, ele não
poderia deixar seu brinquedo, porque mesmo quebrado, aquelas letras o havia
tornado muito especial para ele.
-
Você sabe o que significa a palavra DESMONTÁVEL? – A professora perguntou.
-
Não sei, mas sei que começa com a letra “D”. – Disse ele orgulhoso por conhecer
a letra nas costas do seu robô.
-
Desmontável significa que pode ser montado e desmontado. Eu estive olhando para
seu brinquedo, Oliver, saiba que ele não quebrou, apenas desmontou.
-
O que? – Ele perguntou espantado.
-
Sim, é isso mesmo. Se você soubesse ler o que havia escrito, saberia que seu brinquedo
apenas desmontou, basta encaixar as peças e ele estará novinho, para você
brincar.
Feliz
por ter seu robô inteiro, Oliver compreendeu naquele dia que estudar era tão
importante quanto brincar e nunca mais deixou de ouvir o que sua professora
ensinava, ele copiava as atividades, fazia as tarefinhas de casa e logo
aprendeu a ler e escrever.
Desde
aquele dia, Oliver assim como seu robô era um super garoto e havia muito mais qualidades
nele que as pessoas poderiam ver. Todos os seus brinquedos, tinham nome, o carrinho
começava com a letra “C”, os bonecos com a letra “B” e ele nunca mais parou de
aprender.
AUTOR: VALDINEIA BARRETO
O
que achou da história e das atividades? Por favor, deixe um comentário, sua
opinião é muito importante para que eu continue elaborando materiais como essa
abordagem.
1 Comentários - Comente!
Gostei muito parabéns!!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.