Dos inúmeros problemas que um professor tem para administrar na sala de aula,  sem dúvida um dos mais delicados é quando ele percebe que um aluno sofre de  transtorno de hiperatividade.
Estudos dão conta que a hiperatividade pode  afetar pessoas de todas as faixas etárias, porém, há uma prevalência em crianças  em fase escolar.
Os principais sintomas apresentam-se em três grandes áreas:  a da atenção, controle da atividade motora e dos impulsos.
Em 1992, os psicólogos Edward M. Hallowell e John  Ratey apresentaram um documento com 50 dicas de como lidar com aluno que sofre  de transtorno de hiperatividade.
O texto é de grande valia e merece ser lido na integra por médicos,  coordenadores, educadores e os pais que têm um filho nesta situação.
50 dicas para administração da Hiperatividade em Sala de Aula
Elaborado por: Edward M. Hallowell & John J. Ratey em 1992
CH ADD  National Office 499, Northwest 70 th Avenue, suite 101 Plantation, Florida 33317  (0800) 233 40-50 Internet: http://www.chadd.org
Tradução: Luiz Henrique (031)  411 50-57 Cleber Canabrava Amaral
Os professores sabem o que muitos profissionais não sabem: não existe apenas  uma única síndrome de Hiperatividade, mas muitas; que a hiperatividade raramente  ocorre de uma forma “pura” mas, ao contrário, normalmente apresenta-se ligada a  muitos outros problemas como dificuldade de aprendizado ou mau humor; que  HIPERATIVIDADE muda conforme o clima, é inconstante e imprevisível; e que o  tratamento para HIPERATIVIDADE, a respeito de ser claramente esclarecido em  vários livros, representa uma dura missão de trabalho e devoção. Não há uma  solução fácil para administrar HIPERATIVIDADE na sala de aula ou em casa. Depois  de tudo feito, a eficácia de qualquer tratamento deste problema na escola  depende do conhecimento e da persistência da escola e do professor. Aqui  apresentamos algumas dicas para o trato de crianças com HIPERATIVIDADE na  escola. 
As sugestões a seguir visam o professor na sala de aula para crianças de  qualquer idade. Algumas sugestões vão ser evidentemente mais adequadas às  crianças menores, outras às mais velhas mas, em termos de estrutura, educação e  encorajamento, são pertinentes a qualquer um.
01 – Antes de tudo, tenha certeza de que o que você está lidando é  HIPERATIVIDADE. Definitivamente não é tarefa dos professores diagnosticar a  HIPERATIVIDADE, mas você pode e deve questionar. Especificamente tenha certeza  de alguém tenha testado a audição e a visão da criança recentemente e tenha  certeza também de que outros problemas médicos tenham sido resolvidos. Tenha  certeza de que uma avaliação adequada foi feita. Continue questionando até que  se sinta convencido. A responsabilidade disso tudo é dos pais e não dos  professores, mas o professor pode contribuir para o processo. 
02 – Segundo, prepare-se para suportar. Ser uma professora na sala de aula  onde há duas ou três crianças com HIPERATIVIDADE pode ser extremamente  cansativo. Tenha certeza de que você pode tem o apoio da escola e dos pais.  Tenha certeza de que há uma pessoa com conhecimento á qual você possa consultar  quando tiver um problema (pedagogo, psicólogo infantil, assistente social,  psicólogo da escola ou pediatra), mas a formação da pessoa não é realmente  importante. O que importa é que ele ou ela conheça muito sobre HIPERATIVIDADE,  conheça os recursos de uma sala de aula e possa falar com clareza. Tenha certeza  de que os pais estão trabalhando com você. Tenha certeza de que os colegas podem  ajudar você.
03 – Conheça seus limites. Não tenha medo de pedir ajuda. Você, como  professor, não pode querer ser uma especialista em HIPERATIVIDADE. Você deve  sentir-se confortável em pedir ajuda quando achar necessário. 
04 – PERGUNTE À CRIANÇA O QUE PODE AJUDAR Estas crianças são sempre muito  intuitivas. elas sabem dizer a forma mais fácil de aprender, se você perguntar.  Elas ficam normalmente temerosas em oferecer informação voluntariamente porque  isto pode ser algo muito ousado ou extravagante. Mas tente o sentar sozinho com  a criança e perguntar a ela como ela pode aprender melhor. O melhor especialista  para dizer como a criança aprende é a própria criança. É assustadora a  freqüência com que suas opiniões são ignoradas ou não são solicitadas. Além do  mais, especialmente com crianças mais velhas, tenha certeza de que ela entende o  que é HIPERATIVIDADE. Isto vai ajudar muito a vocês dois. 
05 – Lembre-se de que as crianças com HIPERATIVIDADE necessitam de  estruturação. Elas precisam estruturar o ambiente externo, já que não podem se  estruturar internamente por isso mesmos. Faça listas. Crianças com  HIPERATIVIDADE se beneficiam enormemente quando têm uma tabela ou lista para  consultar quando se perdem no que estão fazendo. Elas necessitam de algo para  fazê-las lembrar das coisas. Eles necessitam de previsões. Eles necessitam de  repetições. Elas necessitam de diretrizes. Elas precisam de limites. Elas  precisam de organização. 
06 – LEMBRE-SE DA PARTE EMOCIONAL DO APRENDIZADO Estas crianças necessitam de  um apoio especial para encontrar prazer na sala de aula. Domínio ao invés de  falhas e frustrações. Excitação ao invés de tédio e medo. É essencial prestar  atenção ás emoções envolvidas no processo de aprendizagem.
07 – Estabeleça regras. Tenha-as por escrito e fáceis de serem lidas. As  crianças se sentirão seguras sabendo o que é esperado delas.
08 – Repita as diretrizes. Escreva as diretrizes. Fale das diretrizes. Repita  as diretrizes. Pessoas com HIPERATIVIDADE necessitam ouvir as coisas mais de uma  vez.
09 – Olhe sempre nos olhos. Você pode “trazer de volta” uma criança  HIPERATIVIDADE através dos olhos nos olhos. Faça isto sempre. Um olhar pode  tirar uma criança do seu devaneio ou dar-lhe liberdade para fazer uma pergunta  ou apenas dar-lhe segurança silenciosamente. 
10 – Na sala de aula coloque a criança sentada próxima à sua mesa ou próxima  de onde você fica a maior parte do tempo. Isto ajuda a evitar a distração que  prejudica tanto estas crianças. 
11 – Estabeleça limites, fronteiras. Isto deve ser devagar e com calma, não  de modo punitivo. Faça isto consistentemente, previamente, imediatamente e  honestamente. Não seja complicado, falando sem parar. Estas discussões longas  são apenas diversão. Seja firme. 
12 – Preveja o máximo que puder. Coloque o plano no quadro ou na mesa da  criança. Fale dele frequentemente. Se você for alterá-lo, como fazem os melhores  professores, faça muitos avisos e prepare a criança. Alterações e mudanças sem  aviso prévio são muito difíceis para estas crianças. Elas perdem a noção das  coisas. Tenha um cuidado especial e prepare as mudanças com a maior antecedência  possível. Avise o que vai acontecer e repita os avisos à medida que a hora for  se aproximando. 
13 – Tente ajudar às crianças a fazerem a própria programação para depois da  aula, esforçando-se para evitar um dos maiores problemas do HIPERATIVIDADE: a  procrastinação. 
14 – Elimine ou reduza a freqüência dos testes de tempo. Não há grande valor  educacional nos testes de tempo e eles definitivamente não possibilitam às  crianças HIPERATIVIDADE mostrarem o que sabem. 
15 – Propicie uma espécie de válvula de escape como, por exemplo, sair da  sala de aula por alguns instantes. Se isto puder ser feito dentro das regras da  escola, poderá permitir à criança deixar a sala de aula ao invés de se desligar  dela e, fazendo isto, começa a aprender importantes meios de auto-observação  automonitoramento. 
16 – Procure a qualidade ao invés de quantidade dos deveres de casa. Crianças  HIPERATIVIDADE frequentemente necessitam de uma carga reduzida. Enquanto estão  aprendendo os conceitos, elas devem ser livres. Elas vão utilizar o mesmo tempo  de estudo e não vão produzir nem mais nem menos do que elas podem. 
17 – Monitore o progresso frequentemente. Crianças HIPERATIVIDADE se  beneficiam enormemente com o freqüente retorno do seu resultado. Isto ajuda a  mantê-los na linha, possibilita a eles saber o que é esperado e se eles estão  atingindo as suas metas, e pode ser muito encorajador. 
18 – Divida as grandes tarefas em tarefas menores. Esta é uma das mais  importantes técnicas de ensino das crianças HIPERATIVIDADE. Grandes tarefas  abafam rapidamente as crianças e elas recuam a uma resposta emocional do tipo eu  nunca vou ser capaz de fazer isto. Através da divisão de tarefas em tarefas mais  simples, cada parte pequena o suficiente para ser facilmente trabalhada, a  criança foge da sensação de abafado. Em geral estas crianças podem fazer muito  mais do que elas pensam. Pela divisão de tarefas o professor pode permitir à  criança que demonstre a si mesma a sua capacidade. Com as crianças menores isto  pode ajudar muito a evitar acessos de fúria pela frustração antecipada. E com os  mais velhos, pode ajudar as atitudes provocadoras que elas têm frequentemente. E  isto vai ajudar de muitas outras maneiras também. Você deve fazer isto durante  todo o tempo. 
19 – Permita-se brincar, divertir. Seja extravagante, não seja normal. Faça  do seu dia uma novidade. Crianças HIPERATIVIDADE adoram novidades. Elas  respondem às novidades com entusiasmo. Isto ajuda a manter a atenção – tanto a  delas quanto a sua. Estas crianças são cheias de vida, elas adoram brincar. E  acima de tudo, elas detestam ser molestadas. Muitos dos tratamentos para elas  envolvem coisas chatas como estruturas, programas, listas e regras. Você deve  mostrar a elas que estas coisas não estão necessariamente ligadas às pessoas,  professores ou aulas chatas. Se você, às vezes, se fizer de bobo poderá ajudar  muito.
20 – Novamente, cuidado com a superestimulação. Como um barro de vaso no  forno, a criança pode ser queimada. Você tem que estar preparado para reduzir o  calor. A melhor maneira de lidar com os caos na sala de aula é, em primeiro  lugar, a prevenção.
21 – Esforce-se e não se dê satisfeito, tanto quanto puder. Estas crianças  convivem com o fracasso, e precisam de tudo de positivo que você puder oferecer.  O fracasso não pode ser superenfatizado: estas crianças precisam e se beneficiam  com os elogios. Elas adoram o encorajamento. Elas absorvem e crescem com isto. E  sem isto elas retrocedem e murcham. Frequentemente o mais devastador aspecto da  HIPERATIVIDADE não é HIPERATIVIDADE propriamente dita e sim o prejuízo à  auto-estima. Então, alimente estas crianças com encorajamento e elogios. 
22 – A memória é frequentemente um problema para eles. Ensine a eles pequenas  coisas como neumônicos, cartão de lembretes, etc. Eles normalmente têm problemas  com o que Mel Levine chama de Memória do Trabalho Ativa, o espaço disponível no  quadro da sua mente, por assim dizer. Qualquer coisa que você inventar – rimas,  códigos, dicas – pode ajudar muito a aumentar a memória. 
23 – Use resumos. Ensine resumido. Ensine sem profundidade. Estas técnicas  não são fáceis para crianças HIPERATIVIDADE, mas, uma vez aprendidas, podem  ajudar muito as crianças a estruturar e moldar o que está sendo ensinado, do  jeito que é ensinado. Isto vai ajudar a dar à criança o sentimento de domínio  durante o processo de aprendizagem, que é o que elas precisam, e não a pobre  sensação de futilidade que muitas vezes definem a emoção do processo de  aprendizagem destas crianças. 
24 – Avise sobre o que vai falar antes de falar. Fale. Então fale sobre o que  já falou. Já que muitas crianças com HIPERATIVIDADE aprendem melhor visualmente  do que pela voz, se você puder escrever o que será falado e como será falado,  isto poderá ser de muita ajuda. Este tipo de estruturação põe as idéias no  lugar. 
25 – Simplifique as instruções. Simplifique as opções. Simplifique a  programação. O palavreado mais simples será mais facilmente compreendido. E use  uma linguagem colorida. Assim como as cores, a linguagem colorida prende  atenção. 
26 – Acostume-se a dar retorno, o que vai ajudar a criança a se tornar  auto-observadora. Crianças com HIPERATIVIDADE tendem a não ser auto-observadora.  Elas normalmente não têm idéia de como vão ou como têm se comportado. Tente  informá-las de modo construtivo. Faça perguntas como: Você sabe o que fez? ou  Como você acha que poderia ter dito isto de maneira diferente? ou Você acha que  aquela menina ficou triste quando você disse o que disse?. Faça perguntas que  promovam a auto-observação. 
27 – Mostre as expectativas explicitamente. 
28 – Um sistema de pontos é uma possibilidade de mudar parte do comportamento  (sistema de recompensa para as crianças menores). Crianças com HIPERATIVIDADE  respondem muito bem às recompensas e incentivos. Muitas delas são pequenos  empreendedores. 
29 – Se a crianças parece ter problemas com as dicas sociais – linguagem do  corpo, tom de voz, etc – tente discretamente oferecer sinais específicos e  explícitos, como uma espécie de treinamento social. Por exemplo, diga antes de  contar a sua história, procure ouvir primeiro a de outros ou olhe para a pessoa  enquanto ela está falando. Muitas crianças com HIPERATIVIDADE são vistas como  indiferentes ou egocêntricas, quando de fato elas apenas não aprenderam a  interagir. Esta habilidade não vem naturalmente em todas as crianças, mas pode  ser ensinada ou treinada.
30 – Aplique testes de habilidades. 
31 – Faça a criança se sentir envolvida nas coisas. Isto vai motivá-la e a  motivação ajuda o HIPERATIVIDADE. 
32 – Separe pares ou trios ou até mesmo grupos inteiros de crianças que não  se dão bem juntas. Você deverá fazer muitos arranjos. 
33 – Fique atento à integração. Estas crianças precisam se sentir enturmadas,  integradas. Tão logo se sintam enturmadas, se sentirão motivadas e ficarão mais  sintonizadas. 
34 – Sempre que possível, devolva as responsabilidades à criança. 
35 – Experimente um caderno escola – casa – escola. Isto pode contribuir  realmente para a comunicação pais – professores e evitar reuniões de crises.  Isto ajuda ainda o freqüente retorno de informação que a criança precisa. 
36 – Tente utilizar relatórios diários de avaliação. 
37 – Incentive uma estrutura do tipo auto-avaliação. Troca de idéias depois  da aula pode ajudar. Utilize também os intervalos de aula. 
38 – Prepare-se para imprevistos. Estas crianças necessitam saber com  antecedência o que vai acontecer, de modo que elas possam se preparar. Se elas,  de repente, se encontram num imprevisto, isto pode evitar excitação e inquietos.  
39 – Elogios, firmeza, aprovação, encorajamento e suprimento de sentimentos  positivos. 
40 – Com as crianças mais velhas, faça com que escrevam pequenas notas para  eles mesmos, para lembrá-los das coisas. Essencialmente, eles anotam não apenas  o que é dito a eles mais também o que eles pensam. Isto pode ajudá-los a ouvir  melhor. 
41 – Escrever à mão às vezes é muito difícil paras estas crianças. Desenvolva  alternativas. Ensine como utilizar teclados. Faça ditados. Aplique testes orais.  
42 – Seja como um maestro: tenha a atenção da orquestra antes de começar.  Você pode utilizar do silêncio ou bater o seu giz ou régua para fazer isto.  Mantenha a turma atenta, apontando diferentes partes da sala como se precisasse  da ajuda deles. 
43 – Sempre que possível, prepare para que cada aluno tenha um companheiro de  estudo para cada tema, se possível com o número do telefone (adaptado de Gary  Smith). 
44 – Explique e dê o tratamento normal a fim de evitar um estigma. 
45 – Reuna com os pais frequentemente. Evite o velho sistema de se reunir  apenas para resolver crises ou problemas. 
46 – Incentive a leitura em voz alta em casa. Ler em voz alta na sala de aula  tanto quanto for possível. Faça a criança recontar estórias. Ajude a criança a  falar por tópicos.
47 – Repetir, repetir, repetir. 
48 – Exercícios físicos. Um dos melhores tratamentos para HIPERATIVIDADE,  adultos ou crianças, é o exercício físico. Exercícios pesados, de preferência.  Ginastica ajuda a liberar o excesso de energia, ajuda a concentrar a atenção,  estimula certos hormônios e neurônios que são benéficos. E ainda é divertido.  Assegure-se de que o exercício seja realmente divertido, porque deste modo a  criança continuará fazendo para o resto da vida. 
49 – Com os mais velhos a preparação para a aula deve ser feita antes de  entrar na sala. A melhor idéia é que a criança já saiba o que vai ser discutido  em um certo dia e o material que provavelmente será utilizado. 
50 – Esteja sempre atento às dicas do momento. Estas crianças são muitos mais  talentosas e artísticas do que parecem. Elas são cheias de criatividade,  alegria, espontaneidade e bom humor. Elas tendem a ser resistentes, sempre  agarradas ao passado. Elas tendem a ser generosas de espírito, felizes de poder  ajudar alguém. Elas normalmente têm algo especial que engrandece qualquer coisa  em que estão envolvidas. Lembre-se de que no meio do barulho existe uma  sinfonia, uma sinfonia que precisa ser escrita.
FONTE: 
http://www.rota83.com/educacao-comportamento/50-dicas-para-lidar-com-a-hiperatividade-na-sala-de-aula.
 

 



 
 
 
 
 
 
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