Nervosismo? É normal. Eu mesma, quando tenho que apresentar algum seminário, ou simples apresentação na faculdade fico nervosa... Bom, algumas dicas:
1ª Leia com atenção o assunto, como se estivesse aprendendo algo em um site bem legal, com curiosidade, assim você absorve e grava melhor.
2ª Não tente falar difícil e fazer poses que não sejam suas. Seja natural, porém, respeitando a situação (nada de chicletes, sentar-se na mesa... etc.)
3ª Se precisar de um papel com os tópicos do que precisa falar (uma sequência lógica, use).
4ª Não coloque no Power-point um texto gigantesco (ninguém vai ler).
5ª Coloquem os tópicos que irão ajudar na fala e as imagens mais interessantes. Com o tempo você vai se soltando e acostumando.
6ª Tenha sempre alguma coisa ma mão, uma caneta, lápis, borracha, enfim nunca vá apresentar um trabalha de mãos vazias.
7ª Nunca olhe nos olhos de quem esta te assistindo, olhe para o nariz ou para a testa das pessoas que estão a sua volta.
8ª Fale devagar, não fale depressa, pois você pode se perder.
9ª Mantenha um tom de voz razoável, nem muito alto nem muito baixo.
10ª Treine bastante o texto que você irá apresentar. Se você esquecer-se do texto improvise e não demonstre que não sabe o assunto. Fale o que ficou na sua cabeça, fale apenas o que você tem segurança.
11ª Antes de tudo confie em você, acredite que o trabalho foi bem feito, porque aí as pessoas vão prestar a atenção em você e nem você vai se lembrar da timidez.
12ª Abandone o papel, leia, releia e após isso fale apenas o que ficou na sua cabeça, quantidade não significa qualidade. Você não vai poder ler para os seus alunos, o papel tira todo o seu crédito.
13ª Se não souber como pronunciar uma palavra procure a professora com antecedência, ou pronuncie da melhor forma que você considerar. Jamais diga frases como “sei como se diz isso” ou “Como se fala esse nome?” Não saber pronunciar é compreensivo, mas perguntar na hora da apresentação demonstra incompetência e falta de organização.
14ª Se errar alguma palavra, ou ideia peça desculpas e tente recuperar o raciocínio, mas não diga que está nervosa (isso todo mundo está vendo). Seja objetivo, fale o que tem pra falar sem enrolar, senão sua apresentação será chata e entediante. Não procure por palavras bonitas, fale do seu jeito, só não utilize gírias.
15ª Não fale como se estivesse em uma conversa. Tenha um bom tom de voz, procure falar alto (mas não precisa gritar). Só fale do que você tem segurança, seja claro, nada de palavras difíceis se você não sabe ou não consegue pronunciá-las corretamente, ou todos verão que você decorou.
16ª Ao iniciar uma apresentação não diga frases como “Bom meu assunto é linguagem regional e eu vou falar sobre os dialetos”. Todos sabem o tema e sabe qual o seu tópico, diga apenas “Gostaria de ressaltar alguns pontos importantes sobre os dialetos”. Não precisa entregar na cara de foi feita uma divisão do assunto. Você só precisa dizer que vai falar sobre a importância daquele assunto.
17ª Na hora que terminar sua apresentação não diga frases como “Bom gente essa foi minha parte, agora a “colega” vai continuar”. Ao invés de dizer isso diga: “Bom, esses foram alguns pontos relevantes sobre esse assunto e, a ANA MARIA vai dar continuidade as apresentações da noite” Digam o nome e sobrenome se puder, mas não se refira como “colega”, ou “nossa amiga”. FORMALIDADE.
18ª Não é necessário levar papel, para isso serve o slide, se houver muita dificuldade em falar de um assunto, comunique para que esse assunto, ou os tópicos que você considera importante seja adicionado ao Slide como lembrete.
19ª Não fale olhando para a professora, você não está apresentando para ela, e sim para os colegas, de preferência olhe para o fundo da sala, para o lado, mas não para a professora ou para o colega, pois qualquer coisa pode tirar sua atenção.
20ª Se não souber responder a uma pergunta, diga que não sabe e passe a oportunidade para os demais membros do grupo, na ausência de uma resposta, aí sim a pergunta deverá ser encaminhada para a professora.
21ª Se esquecer o assunto peça desculpas e diga “Desculpem-me, por favor, estou tentando retomar a linha de raciocínio”.
22ª Não encoste na parede, é preferível que organize a sala e disponha cadeiras na frente segundo o numero de pessoas do grupo. Tenha uma postura ereta. Saia de condição de aluno, e assuma seu papel como professor.
23ª Não dê sua opinião “Eu acho que...” “Eu acredito que...” Tudo que for dito tem que ser de acordo com o autor, se a sua opinião for requerida é outro caso.
24ª que tenha ver com o assunto. Somente o que pode ser provado cientificamente pode ser apresentado. IMPESSOALIDADE, não se incluam na apresentação, sejam impessoais.
25ª No caso de levar lembretes esqueça as apostilas, cadernos, livros, leve alguns tópicos em um cartão pequeno. É apenas um lembrete para que você não se perca na seqüência.
26ª Procure treinar suas apresentação com antecedência na frente do espelho, marido, ou namorado para ver o que está ficando na sua cabeça, ou não, aí você procura ler mais o que está com mais dificuldade para não esquecer o assunto, se perder durante a apresentação, ou falar coisas sem sentido.
27ª Separe todas as palavras que você desconhece e busque o significado no dicionário, isso te trará ESCLARECIMENTO, e maior compreensão do assunto.
28ª Não falte às reuniões do grupo, conheça o material que será apresentando como “Slides, vídeos, dinâmicas” para se situar no grupo, para que haja uma sintonia entre todos os componentes, e você não tenha a mínima ideia do que esta falando e o que está sendo falado no slide. Tem que haver uma FAMILIARIZAÇÃO.
29ª Nada de piadas, nem comentários sem sentido, nem comparações inapropriadas com seu cotidiano, ou com a situação atual, se você não sabe se suas afirmações são verdadeiras.
30ª Não considere provocações, nem perguntas pejorativas, não leve em consideração sua religião, ou suas ideias. Ninguém dá a mínima para as elas, suas convicções não servem para nada, e sim o ponto de vista dos autores e especialista sobre o assunto.
31ª Pense positivo, ninguém é melhor que você, confie em você. “Ficar nervoso é normal, mantenha sua postura e fale o que você entendeu, mas diga “FOI ISSO QUE EU ENTENDI SOBRE ESSE ASSUNTO”, OU “VOU FALAR SOBRE O QUE ENTENDI” ou”. “O QUE EU ENTENDI FOI ISSO”. Esqueça isso. Você estudou e sabe o assunto, vá até lá e mostre o que você aprendeu, e não resumos de frases decoradas.
32ª Seja breve: Não canse o seu público. Ele vai ficar inquieto, vai começar a conversar, a levantar, e você sentirá insegurança. Pare de falar no instante em que os ouvintes desejarem que você continue, ou seja, perceba neles um maior interesse em prosseguir, assim você poderá abrir espaço para perguntas e até novas apresentações, caso o tempo esteja esgotado. Desperte na platéia o desejo de abordar novamente o tema ou outros inerentes ao que fora exposto. A duração deve variar conforme o horário e local da apresentação.
33ª Aprenda a se relacionar com o público
O receio de não conseguir cativar o público é comum. Em primeiro lugar, tire da cabeça a idéia de que o público está lá para criticar. Lembre-se de que as pessoas também têm medo de falar em público e, por isso, admiram a sua coragem.
34ª Seja você mesmo: A melhor forma de ser bem-sucedido(a) é não se considerar um mestre em oratória. Não tente ser nada além de você mesmo. Crie o seu estilo. Por exemplo, não faça piadas se você não é naturalmente engraçado(a). Uma das piores sensações do mundo é o silêncio pairando no ar depois de uma gracinha. Sorrir é um dos pontos importantes para se conquistar a simpatia do público.
35ª Seja humilde, ser humilde é não se preocupar excessivamente com o que os outros estão pensando de você também pode garantir uma certa tranqüilidade. Explorar seus pontos fortes é uma das melhores estratégias para se tornar um(a) bom(a) orador(a).
36ª Treine bastante: Não menos importante é o treino, que por sinal é fundamental, pois a qualidade do discurso será proporcional à quantidade de tempo gasto preparando-o. Um dos pré-requisitos de qualquer boa apresentação é falar como no cotidiano. Converse com a platéia. Quem tenta discursar como se escreve perde a naturalidade. Não decore o texto, prefira entendê-lo. Saber se expressar em público é essencial para quem pretende ser líder. Trata-se, basicamente, de ser capaz de expor com clareza as idéias.
37ª Saiba o que você vai falar
38ª Leia, pesquise, se interesse, domine o assunto. Isso vale para qualquer tipo de apresentação. É preciso ter intimidade com o que será exposto. Ter histórias para contar é um diferencial. Tenha em mente um bom roteiro das principais idéias.
39ª Não tenha pressa em terminar o seu discurso. É preciso ter uma atitude equilibrada. Jamais seja arrogante e nem subestime a inteligência de quem está ouvindo. A persuasão só acontece quando há emoção e entonação correta.
40ª Respire fundo.
4 Comentários - Comente!
Nossa, legal amei vai mim ajudar bastante!
Nossa, legal amei vai mim ajudar bastante!
Nossa, legal amei vai mim ajudar bastante!
Muito abrigada, isso vai me ajudar bastante to com vontade de prestar vestibular para enfermagem mas já estou me preparando para os seminários
pois nunca gostei de apresentações e sei que la na faculdade ninguém escapa. bjs parabéns!!!
ALANA
alana.gessica22@gmail.com
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.