' '' Análise comparativa do filme “os deuses devem estar loucos” com ênfase aos tipos de sociedade: “simples e complexa” | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

12 março 2013

Análise comparativa do filme “os deuses devem estar loucos” com ênfase aos tipos de sociedade: “simples e complexa”


          Após assistir o filme “Os deuses devem estar loucos” que tem início no deserto do Kalahari, no Botsuana, na África do Sul não há como não notar o grande abismo de uma sociedade para outra, sendo estas caracterizadas como simples e complexa onde foram destacados alguns pontos:



COMPARAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE SIMPLES E COMPLEXA

SOCIEDADE SIMPLES
SOCIEDADE COMPLEXA
¹A educação é proposta pela própria família.
A educação é proposta por instituições sociais (no caso, as escolas).
²O estilo de vida é hereditário.
estilo de vida varia conforme aspirações ou oportunidades de vida do indivíduo.
produção ou busca por alimentos é apenas para sobrevivência.
A produção e busca por alimentos é também por causas comerciais, políticas etc...
³ A lei é de responsabilidade do chefe da tribo.
A lei é de responsabilidade dos governantes e instituições sociais, no caso a “polícia, exército etc..”
O papel na sociedade de cada indivíduo é exercido com prazer (o mais velho é o chefe, os mais fortes os caçadores, as mulheres cuidam as crianças.
Alguns indivíduos mostram confusos quanto ao seu papel na sociedade, ou apresentam-se insatisfeitos em exercê-los.
Não necessitam de meios de locomoção para se locomover.
São dependentes de meios de locomoção para se locomover (automóveis).
 7O modelo de sociedade tem base igualitária e sem classes sociais.
O modelo de sociedade tem base no capitalismo e é dividida por classes.
Não possuem dependência ou bens de consumo
São totalmente dependentes de bens de consumo.
Não são consumistas.
São consumistas compulsivos.
10 Punição/Violação das regras: as crianças não são castigadas.
Punição/Violação das regras: as crianças são castigadas, punidas, e enquanto adultos são recluso em prisões.
¹¹ Não há diversidade de gênero e todos se vestem igualmente.
Há diversidade de gênero, homens e mulheres  usam trajes diferentes.
¹² Ambiente tranquilo no dia-a-dia, na vivência (exceto por intervenção de outra espécie ou natureza) Ex. Ataques de animais.
Ambiente turbulento, dia-a-dia corrido, grande vivencia com a violência entre indivíduos da própria espécie.
¹³ Compartilhamento de tudo entre os indivíduos.
Individualismo. Comumente, os indivíduos não partilham seus bens, propriedades, e/ou experiências.
14 Princípios de paz, igualdade e fraternidade.
Princípios de guerra, desigualdade, discursos de ódio e violência.
15 A ética: Valores morais são respeitados.
A ética é declinada. Valores morais são violados.
16 Religião politeísta: acreditam em vários deuses.
Religião politeísta: com exceção de alguns indivíduos acreditam em um único Deus.
17 Cultura: repleta de encontros com novas e inesperadas situações e vêem tudo seus próprios "olhos culturais".
Cultura: repleta de encontros situações banais e repetitivas e veem tudo seus próprios "olhos culturais".

Quadro 1: Comparação entre a sociedade simples e complexa Autor: Valdineia Barreto


“Os deuses devem estar loucos”
  
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A SOCIEDADE SIMPLES E COMPLEXA

          ¹A educação é proposta pelo chefe da tribo, homem sábio e diligente, diferente da sociedade complexa onde é necessária a escola e tem o professor como mediador.
          ²O estilo de vida é hereditário, ou seja, os ensinamentos são passados de pais para filho, onde são ensinados regras de sobrevivência no deserto do Kalahari como a caça e a retirada de água de raízes, escapes de animais selvagens. Na sociedade complexa o estilo de vida varia conforme aspirações ou oportunidades de vida que cada indivíduo possui e não seguem obrigatoriamente o mesmo estilo de vida dos seus ancestrais.
          ³A lei é de responsabilidade do chefe da tribo que movido por um genuíno interesse em resolver a discórdia que acontece sempre procede de forma justa, ao contrário da sociedade complexa que de responsabilidade dos governantes e instituições sociais, no caso a “polícia, exército e muitas vezes é voltada ao interesse de cada um e não do povo ou para seu bem estar, perdendo assim o sentido de “justiça, lei e ordem”.
               4A produção ou busca por alimentos é apenas para sobrevivência dos indivíduos que compõem a tribo. Eles não caçam ou buscam água para nenhum outro fim. A sociedade complexa por sua vez visa a produção e busca por alimentos para fins comerciais, políticas etc...
               5O papel na sociedade de cada indivíduo é exercido com prazer (o mais velho é o chefe, os mais fortes os caçadores, as mulheres cuidam as crianças ensinando tudo que eles precisam saber de forma natural e prática, eles mostram como fazer já fazendo. Na sociedade complexa, alguns indivíduos mostram-se confusos quanto ao seu papel na sociedade, ou apresentam-se insatisfeitos em exercê-los buscando através de uma corrida desenfreada uma melhora de vida, posição, ou status social. 6Não necessitam de meios de locomoção para se locomover.
          6Não necessitam de meios de locomoção para se locomover, os bosquímanos andam a pé, não medindo a distância. Já os indivíduos que compõem a sociedade complexa são totalmente dependentes de meios de locomoção para se locomover (automóveis: bicicleta, motos, carros, ônibus, avião, caminhão, tanques de guerra...)
               7 O modelo de sociedade tem base igualitária e sem classes sociais, todos vivem sem distinção (não há acepção de pessoais) e todos tem direitos e deveres iguais. Na sociedade complexa é completamente diferente, O modelo de sociedade tem base no capitalismo (tudo gira em torno do interesse no dinheiro e no lucro) a sociedade é dividida por classes sociais e os pobre vivem em condições precárias se colocadas como o modelo de vida que a sociedade apresenta como sendo digno.
          8 Não possuem dependência ou bens de consumo comuns e/ou industrializados como: roupas, sapatos, lençóis, cama, utensílios domésticos, alimentos industrializados ou produtos e aparelhos domésticos, ao contrário dos indivíduos da sociedade complexa que são totalmente dependentes de bens de consumo: produtos, eletrodomésticos, meios de comunicação etc...
               9 Não são consumistas, os indivíduos da sociedade simples retiram da terra tudo que é necessário para sua sobrevivência, já os indivíduos da sociedade complexa são consumistas compulsivos.
10 Punição/Violação das regras: as crianças da sociedade simples não são castigadas, e quando não aprendem por esforço vicariante, o chefe da tribo repete o processo de ensino aprendizagem, e o indivíduo da tribo enquanto adulto é perdoado e incentivado a corrigir seu erro, coisa que não acontece na sociedade complexa, onde as crianças são castigadas, punidas, e enquanto adultos são recluso em prisões, não havendo perdão, ou compreensão.
¹¹ Não há diversidade de gênero e todos se vestem igualmente, os indivíduos da tribo usam somente uma espécie de proteção na região pélvica, e mesmo os componentes da tribo do sexo feminino não usam nenhuma proteção, deixando dessa forma os seios a mostra como os homens. Diferentemente da sociedade complexa onde há diversidade de gênero, homens e mulheres usam trajes diferentes.
          ¹² Ambiente tranquilo no dia-a-dia da tribo, na vivência (exceto por intervenção de outra espécie ou natureza) Ex. Ataques de animais. Na sociedade complexa, o ambiente é turbulento, o dia-a-dia é corrido, e há grandes porções de violência entre indivíduos da própria espécie (ser humano contra ser humano) não cabendo à espécie animal nenhum tipo de violência.
          ¹³ Compartilhamento de tudo entre os indivíduos, seja alimentos ou experiências, tudo é todos. O indivíduo da sociedade complexa é inclinado ao individualismo, de tal forma que comumente, os indivíduos não partilham seus bens, propriedades, e/ou experiências.
               14 Princípios de paz, igualdade e fraternidade, com a exceção de um fator externo (como a garrafa de coca-cola) os princípios da tribo são de amizade, igualdade e fraternidade, sendo necessário um elemento causador de alguma perturbação. Os princípios da sociedade complexa são incoerentes e refletem na guerra, desigualdade, discursos de ódio e violência... Etc...
15 A ética: Valores morais são respeitados, os indivíduos da sociedade simples, vivem em harmonia, respeitando uns aos outros sem qualquer divergência ou desvio de caráter e valores morais, uma coisa rara na sociedade complexa onde a ética é declinada e os valores morais são violados.
16 Religião politeísta: os indivíduos da tribo acreditam em vários deuses, e que cada um é responsável por algo que afeta as suas vidas. Na sociedade complexa (no caso da África) a religião também é politeísta: com exceção de alguns indivíduos acreditam em um único Deus.
           17 Cultura da sociedade simples é muito diferente da sociedade complexa, pois é repleta de encontros com novas e inesperadas situações e vêem tudo seus próprios "olhos culturais" possuem uma grande diversidade de crenças e lendas...  Não muito diferente da cultura da sociedade complexa que é repleta de encontros situações banais e repetitivas, mas que também veem tudo seus próprios "olhos culturais".

(Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy, no original) lançado em 1980, escrito e dirigido por Jamie Uys. Conta a história de Xixo, um bosquímano do Kalahari (protagonizado por N!xau, um fazendeiro Namibiano) cuja tribo não tinha contato ou conhecimento do mundo além desta).

0 Comentários - Comente!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.