INTRODUÇÃO
É
importante obter contanto com conhecimentos sobre a importância da
aprendizagem, afinal ainda durante as aulas teóricas o contato com os conteúdos
que são passados para as crianças mostram o quanto é proveitoso saber o que
ensinar e como ensinar e saber como ocorre a aprendizagem pode ter um referencial
importante na vida do acadêmico e como futuro professor no exercício da
profissão.
Essa
síntese deverá proporcionar o conhecimento dessa concepção e ajudar a
executá-los em sala de aula, essa é uma função importante, pois propicia ao
acadêmico uma noção de como acontece a aprendizagem na vida do indivíduo e
quanto esta aprendizagem é relevante na vida do aluno.
Sabendo
como acontece aprendizagem pode auxiliar o professor a propiciar às crianças um
ambiente em que possam explorar diferentes ideias e desenvolver uma
aprendizagem significativa, e uma boa forma de entender a aprendizagem é vendo
sua evolução e como acontece na vida dos seres vivos.
A importância da aprendizagem na vida humana
Segundo o texto foi possível
perceber que a aprendizagem na vida dos seres vivos varia de acordo com a
espécie de cada uma, um exemplo é que nos animais inferiores a capacidade de
aprendizagem é muito menor comparada a capacidade de aprendizagem do ser
humano: “A aprendizagem é lenta, de pequena extensão e sem grande importância
na vida animal” (p. 13). Um exemplo básico de animais que tem proporções de
aprendizagem baixa são os protozoários que já nascem com seus organismos
amadurecidos, não são como o ser humano que nascem como bebes e amadurecem até
a vida adulta: “Não possuem infância, propriamente, tem escassa capacidade para
aprender, seu período de retenção é curto e os efeitos da aprendizagem quase
não exercem influencia em suas vidas” (p. 13), isso significa que ao contrário
dos seres humanos, eles não retêm as informações por muito tempo.
De
todos os animais, o ser humano, é o que tem a infância mais longa, pois é
quando pode aprender mais com suas experiências, a maior parte dos
conhecimentos é do resultado da aprendizagem, ou seja, são conhecimentos
aprendidos e isso nunca muda, desde o nascimento o ser humano aprende e vive
aprendendo até a morte, ou seja ao nascer a criança aprende e continua
aprendendo, e esse processo nunca termina, assim a aprendizagem na vida do ser
humano tem muita relevância, pois é um processo contínuo.
Faixa
etária
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Aprendizagem
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1 ano
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Familiarizou-se com muitos dos objetos que formam seu novo mundo:
controle das mãos e pés, processo de aquisição da linguagem falada.
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5 ou 6 anos
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Vai para a escola e por meio da aprendizagem dirigida adquire os hábitos, as habilidades, as informações, os
conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essenciais ao bom
cidadão.
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Aprendizagem
Contínua
(Dentro e
Fora da escola)
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A aprendizagem acompanha toda a vida de cada um, através dela, o
homem melhora suas realizações nas tarefas manuais, tira partido de seus
erros, aprende a conhecer a natureza, e a compreender seus companheiros,
ajusta-se a seu ambiente físico e social.
|
Quadro 1: Aprendizagem do ser humano.
Autor: Valdineia Barreto Fonte: Elaboração própria.
A
aprendizagem é essencial na vida e todo indivíduo tem capacidade para aprender
e de acordo com o que aprende adquire comportamentos que possibilitam que ele
viva, ou seja vive melhor ou pior conforme o que aprende.
Algo
interessante sobre a aprendizagem é que cada geração se aproveita das
descobertas e experiências das gerações que se passaram tirando proveito dos
erros, acertos e principalmente das técnicas humanas.
A escola
e alguns meios educacionais são uma maneira de fazer com que a aprendizagem necessária
para a sobrevivência do indivíduo seja mais dinâmica porque esses conhecimentos
não podem ser adquiridos de forma natural, são necessários estudos dirigidos
para que o indivíduo aprenda, por exemplo, a ler, escrever, somar, multiplicar,
se expressar, ninguém nasce sabendo, mas pode aprender com o tempo.
No que diz respeito ao âmbito
educacional, no caso às escolas, enquanto acadêmico de pedagogia é importante
fazer uma reflexão sobre como a aprendizagem (seja na teoria ou na prática) influencia
na realidade na sala de aula e em como esses conhecimentos obtidos na
disciplina de Psicologia da aprendizagem podem ajudar ou facilitar as aulas, a
escolha dos métodos e técnicas de ensino, material didático que vai trabalhar
nas aulas e caso necessário fazer uma adaptação do currículo educacional.
Outro ponto importante que cabe
destacar é compreender o processo da aprendizagem em seu contexto histórico
vendo como ela funcionava desde a antiguidade com os filósofos, pensadores e
como estes se preocupavam com a aprendizagem das pessoas das sua época como os
tipos de aprendizagem “verbal” ou “ideativo”.
Dentre
as concepções antigas cabe destacar (página 16 à 20):
Sócrates
O conhecimento
preexiste no espírito do homem e a aprendizagem consiste no despertar esses
conhecimentos inatos e adormecidos. Para ele, o método da “maiêutica” ou
partejamento das ideias é que disciplinaria o espírito e revelaria as verdades
universais.
Platão
Formulou uma teoria dualista que separava o corpo (ou
coisas) da alma (ou idéias). Expôs as ideias de seu mestre Sócrates,
elaborando-as com a formulação de sua doutrina das “reminiscências”. A alma
está sujeita à metempsicose e guarda a lembrança das idéias contempladas na
encarnação anterior que, pela percepção, voltam à consciência. Assim, a
aprendizagem nada mais é do que uma reminiscência.
Aristóteles
Apresenta
um ponto de vista, definidamente científico, ensina que todo conhecimento começa
pelos sentidos, rejeitando a preexistência das idéias em nosso espírito.
Lançou, portanto, o fundamento para o ensino intuitivo. Utilizou o método
dedutivo, característico de seu sistema lógico, e, o método indutivo,
aplicando-o em suas observações, experiências e hipóteses
Santo Agostinho
Poucos
tentaram reviver o método indutivo, como Santo Agostinho, que adotou a introspecção,
para registrar suas próprias experiências mentais e esposou a teoria das
faculdades mentais.
Santo Tomás de
Aquino
Distinguiram
as verdades científicas, baseadas na pesquisa e experimentação, e as verdades
religiosas, baseadas na autoridade divina. Para ele, o principal agente da
aprendizagem é a atividade de quem aprende. Considerava a aprendizagem como um
processo inteligente, dinâmico e auto-ativo
Juan Luis Vives
Insistiu
nos métodos indutivos em psicologia e filosofia. Contudo, através de toda a
Idade Média e no começo dos tempos modernos, homens com ideias, como as de
Santo Tomas de Aquino e Juan Luis Vives eram exceções, porque a ênfase na
educação permaneceu teológica e teórica. Havia, apenas, a explicação do
pensamento, das idéias e da memória verbal ou dialética, elaborada segundo a
filosofia das concepções antigas
Contribuições Modernas para a Conceituação da Aprendizagem
Alguns
pioneiros que lançaram os fundamentos da ciência moderna como COPÉRNICO, BACON,
GALILEU, DESCARTES, LOCKE, etc., voltaram a usar método indutivo de ARISTÓTELES,
exigindo as provas experimentais e a evidência empírica, para justificar as generalidades
sobre o homem e a natureza. BACON, DESCARTES E LOCKE, propagaram uma nova fé no
conhecimento, baseado no senso-percepção e no raciocínio lógico
Herbart (1776-1841):
Estabeleceu a doutrina da “apercepção” e a
“Passos Formais” do ensino (preparação,apresentação, associação, sistematização
e aplicação)
Lloyd Morgan:
No fim
do século, formulava sua teoria de “ensino-e-erro”, aceita logo por SPENCER que
introduziu o darwinismo na psicologia, acontecimento de grande importância nas
teorias modernas de aprendizagem.
Rui Barbosa:
O movimento do “método intuitivo” refletiu-se com a
tradução do livro de CALKINS,“Lições de Coisas”, feita por Rui Barbosa e com as
idéias de seus “Pareceres” sobre o ensino,apresentados à Câmara dos Deputados,
em 1882.
Outras Contribuições Atuais
Foi, sobretudo, a contribuição dos criadores da
psicologia pedagógica moderna, como HERBART, BINET (um dos pioneiros da medida
em psicologia), DEWEY, THORNDIKE,CLAPARÈDE e PIAGET, bem como a dos
reflexologistas como PAVLOV e BECHTEREV, a dos behavioristas, como WATSON e
LASHLEY, a dos gestaltistas, como KOFFKA, KÖHLER eWERTHEIMER, que mais influiu
sobre a formulação das novas teorias da aprendizagem.Sem pretender organizar
uma teoria da aprendizagem, também o psicólogo de campo K.LEWIN ofereceu
apreciáveis contribuições para o estudo dos fatos da aprendizagem.É
interessante assinalar também a influência que já começaram a exercer, sobre as
teorias contemporâneas da aprendizagem as teses psicanálise de FREUD, ADLER,
JUNG, FROMM; da fenomenologia de HUSSERL, SCHELER e MERLEAU PONTY; e do
existencialismo de HEIDEGGER, JASPERS e SARTRE
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A
leitura do capítulo 1: “A importância da aprendizagem e notícia histórica da
evolução da psicologia da aprendizagem” assim como as aulas teóricas aborda
pela professora Mª de Fátima Oliveira foram de fundamental importância. O tema
“A importância da aprendizagem na vida humana” possibilitou uma reflexão ao
acadêmico de Pedagogia quanto a importância da aprendizagem na vida do ser
humano e sua reflexão na sala de aula.
Esses
conhecimentos adquiridos na disciplina de Psicologia da aprendizagem são muito
importantes, pois “especialmente no setor da teoria e da prática educativa, não
pode ser dispensada a contribuição da psicologia da aprendizagem. Da solução
dos problemas desta, vai depender, não só a escolha do método didático, como
também a organização dos programas e currículos e até a formulação dos objetivos
da educação” (p. 16). Portanto acredita-se que a aprendizagem de tais conceitos
são fundamentais para formação do futuro pedagogo para exercício da profissão.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CAMPOS de S. M. Dinah, Cap. I- Importância da Aprendizagem e notícia histórica da evolução da
Psicologia da Aprendizagem. Vozes: 1986.
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