1 JUSTIFICATIVA
Para favorecer a compreensão do Projeto proposto,
apresentamos a importância de se estabelecer um envolvimento entre o acadêmico do
curso de Pedagogia com a educação especial para entender as relações com a área
e como acontece a prática pedagógica atual na sala de aula, este projeta visa
uma proposta lúdica voltada a alunos com necessidades educacionais especial,
sendo esta caracterizada como “Deficiência visual” onde serão proporcionadas
aos educandos atividades lúdica apresentada
pelos acadêmicos em parceria com os docentes de Instituição de ensino com a
temática “Páscoa”.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Fornecer atividades
flexibilizadas/adaptadas a alunos com deficiência auditiva que oportunize a
interação, recreação, envolvimento e aprendizagem lúdica, contribuindo para sua
formação harmônica.
2.1.1 Específicos
· Aprender
brincando com atividades lúdicas.
· Participar
de jogos utilizando áreas do conhecimento como ferramenta de aprendizagem.
· Entregar
mini ovos de páscoa e lembrancinhas para os alunos.
· Organizar
de forma autônoma: espaços temáticos (salas) que ofereçam jogos, brincadeiras e
recreação (danças e dinâmicas).
3 ATITUDE E PROPOSTA A SEREM DESENVOLVIDAS
Atitude e proposta
a serem desenvolvidas
|
|
Sala
de artes
|
Pintura
facial, pintura com guache, pintura com giz de cera
|
Sala
de Cinema
|
Exposição
de filmes infantis, desenhos, animações
|
Sala
de jogos
|
Boliche,
cordas, bambolês e jogos pedagógicos
|
Quadro
1: Atitude e propostas Autor: Valdineia Barreto
4 METODOLOGIA
Serão
organizados em grupo com três estagiários em cada espaço temático onde será
feita a proposta de atividades lúdicas com flexibilização/adaptação para alunos
com deficiência auditiva.
5 RECURSOS
MATERIAIS
5.1 HUMANOS:
Coordenadores; Supervisores; Professores, Acadêmicos
e alunos.
5.2 FÍSICOS E MATERIAIS:
MATERIAL DE CONSUMO
|
EQUIPAMENTOS
|
FÍSICOS
|
Tinta
facial
Pincéisü
Tinta
guache
Corda
Giz
de cera
Atividades
impressas
Corda
|
Televisão
Computador
DVD
(aparelho)
DVD
(Disco)
|
Escola
Salas de aula
Pátio
Refeitório
|
Quadro
2: Recursos físicos e materiais Autor: Valdineia Barreto Fonte: Autores do relatório
5.3
FINANCEIROS
MATERIAL
|
QUANTIDADE
|
VALOR UNITÁRIO
|
TOTAL
|
Tinta
facial
|
2
|
7,00
|
14,00
|
Pincéis
|
2
|
1,50
|
3,00
|
ü Tinta guache
|
2
|
3,50
|
7,00
|
ü Giz de cera
|
2
|
3,00
|
6,00
|
ü
Atividades
impressas
|
5
|
0,25
|
1,25
|
ü
Xerox
|
200
|
0,08
|
16,00
|
ü
Sacolinha/Lembrancinha
|
40
|
5,00
|
200,00
|
ü
Ovos
de páscoa
|
40
|
5,00
|
200,00
|
TOTAL
GERAL
|
Quadro
2: Recursos físicos e materiais Autor: Valdineia Barreto Fonte: Autores do relatório
6 PÚBLICO-ALVO:
Alunos do Pré, 1º ao 5º ano.
7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
As
atividades previstas acontecerão nos horários específicos das disciplinas
abordadas no projeto nos Fevereiro e Março:
AÇÕES/ATIVIDADES
|
DATA
|
HORA
|
|||
Fev
|
Marc
|
|
|
||
Grupo
de Estudo/Escolha do tema
|
X
|
|
21/02/2013
|
3 horas
|
|
Levantamento
bibliográfico
|
X
|
|
25/02/2013
|
2 horas
|
|
Escolha
do tema
|
|
X
|
12/03/2013
|
2 horas
|
|
Correção
online do projeto
|
|
X
|
19/03/2013
|
30 minutos
|
|
Apresentação
no CENE
|
|
X
|
21/03/2013
|
20 minutos
|
|
Escolha
das atividades
|
|
X
|
22/03/2013
|
3 horas
|
|
Execução
do projeto na escola
|
|
|
28/03/2013
|
4 horas
|
|
Quadro
3: Cronograma de execução do projeto Autor: Valdineia Barreto Fonte: Autores do
relatório
8
AVALIAÇÃO
Será
feita por meio da observação, do nível de interesse, desempenho, participação e
envolvimento dos alunos com e/nas atividades, proposta durante a execução do
projeto.
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.