No Brasil, de forma geral, a Educação de
Jovens e Adultos (EJA) se institucionalizou como parte da Educação Básica, mas
não sem a constante participação e intervenção
dos Fóruns e movimentos populares, nos
quais a EJA surge como educação não escolarizada, e que lutaram para torná-la um direito. Assim, como campo de lutas e
conquistas, a EJA vem sendo oferecida desde a década passada, em atenção à
Constituição Federal de 1988 e a lei de Diretrizes e Base – LDB, do ano de
1996. A Constituição Federal de 1988 estendeu o direito ao ensino fundamental
aos cidadãos de todas as faixas etárias como expressa no seu art. 208 “como direito de todos e
dever do Estado, proporcionar o
Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não
tiver acesso na época devida “e a segunda, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional no 9.394/96, conhecida como LDB, deixa claro no seu artigo 37
a intenção de “assegurar educação gratuita e de qualidade a esse segmento da
população, respeitando a diversidade que nele se apresenta”. Para melhor
analise na Legislação Específica, dispomos no quadro abaixo:
LEI
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AMPAROS
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LEI
Nº 11.129, DE 30 DE JUNHO DE 2005.
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Institui
o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM; cria o Conselho
Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as
Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e
dá outras providências.
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LEI
Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007
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Regulamenta
o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização
dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das
Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei nº 10.195, de 14 de
fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro
de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá
outras providências.
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LEI
nº 11.692, DE 10 DE JUNHO DE 2008
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Dispõe
sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM, instituído pela
Lei nº11.129, de 30 de junho de 2005; altera a Lei nº10.836, de 9 de janeiro
de 2004; revoga dispositivos das Leis nºs 9.608, de 18 de fevereiro de 1998,
10.748, de 22 de outubro de 2003, 10.940, de 27 de agosto de 2004, 11.129, de
30 de junho de 2005, e 11.180, de 23 de setembro de 2005; e dá outras
providências.
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Lei
nº 11.741/2008, de 16 de julho de 2008.
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Altera
dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar,
institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de
nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e
tecnológica.
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DECRETO
Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006.
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Institui,
no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional
com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA,
e dá outras providências.
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DECRETO
Nº 6.629, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2008
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Regulamenta
o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM, instituído pela Lei nº
11.129, de 30 de junho de 2005, e regido pela Lei nº 11.692, de 10 de junho
de 2008, e dá outras providências.
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Resolução
CNE/CEB Nº 01, DE 05/07/2000
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Estabelece
as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
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RESOLUÇÃO
Nº 1, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2005
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Atualiza
as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de
Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível
médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004.
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RESOLUÇÃO
Nº 4, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005.
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Inclui
novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes
Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o
Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às
disposições do Decreto nº 5.154/2004.
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Resolução
CNE/CEB Nº 2, DE 19/05/2010.
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Dispõe
sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos
em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.
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Resolução
CNE/CEB Nº 3, DE 15/06/2010
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Institui Diretrizes
Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à
duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade
mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos
desenvolvida por meio da Educação a Distância.
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PARECER
CNE/CEB nº 11/2000
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Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
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PARECER
CNE/CEB Nº 36/2004
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Aprecia
a Indicação CNE/CEB 3/2004, que propõe a reformulação da Resolução CNE/CEB
1/2000, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de
Jovens e Adultos.
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PARECER
CNE/CEB Nº 2/2005
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PROJOVEM
- Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação
Comunitária.
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PARECER
CNE/CEB Nº 20/2005
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Inclusão
da Educação de Jovens e Adultos, prevista no Decreto nº 5.478/2005, como
alternativa para a oferta da Educação Profissional Técnica de nível médio de
forma integrada com o Ensino Médio.
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PARECER
CNE/CEB Nº 29/2005
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Apreciação
de minutas-padrão de Acordo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre o
Ministério da Educação e as entidades do chamado “Sistema S” para a oferta de
Programas do PROEJA, objeto do Decreto nº 5.478/2005.
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PARECER
CNE/CEB Nº 37/2006
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Aprovação
de diretrizes e procedimentos técnico-pedagógicos para a implementação do PROJOVEM
- Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação
Comunitária.
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PARECER
CNE/CEB Nº 23/2008
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Institui
Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA nos
aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos
cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de
Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.
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PARECER
CNE/CEB Nº 4/2010
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Diretrizes Nacionais
para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de
liberdade nos estabelecimentos penais.
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PARECER
CNE/CEB Nº 6/2010
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Reexame
do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a
Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos
cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e
certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida
por meio da Educação a Distância.
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MEDIDA
PROVISÓRIA Nº 251, DE 14 DE JUNHO DE 2005
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Institui
o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a
estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI,
institui o Programa de Educação Tutorial – PET, altera a Lei nº 5.537, de 21
de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, e dá outras
providências.
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PORTARIA
NORMATIVA Nº 9, DE 24 DE ABRIL DE 2007
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Institui
o Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de Jovens e Adultos
– PNLA.
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PORTARIA
Nº 2.080, DE 13 DE JUNHO DE 2005
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Estabelecer,
no âmbito dos Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas
Federais, Escolas Agrotécnicas Federais e Escolas Técnicas Vinculadas às
Universidades Federais, as diretrizes para a oferta de cursos de educação
profissional de forma integrada aos cursos de ensino médio, na modalidade de
educação de jovens e adultos - EJA.
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INDICAÇÃO
CEE/MS nº 60
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Dispõe
sobre a oferta de Cursos de Educação de Jovens e Adultos e Exames Supletivos
no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
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DELIBERAÇÃO
CEE/MS Nº 9090/2009
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Estabelece
normas para Cursos de Educação de Jovens e Adultos e Exames Supletivos no
Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
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INDICAÇÃO
CEE/MS nº 61
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Altera
dispositivos da Deliberação CEE/MS nº 9090, de 15 de maio de 2009.
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DELIBERAÇÃO
CEE/MS N° 9103/2009
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Dispõe
sobre a alteração dos arts. 47, 49 e 58 da Deliberação CEE/MS nº 9090, de 15
de maio de 2009
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Indicação
CEE/MS nº 63/2009
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Altera
dispositivos da Deliberação CEE/MS nº 9090, de 15 de maio de 2009.
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Deliberação
CEE/MS nº 9160/2009
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Dispõe
sobre a alteração dos arts. 11, 47, 49 e 58 da Deliberação CEE/MS nº 9090, de
15 de maio de 2009.
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Quadro 1 – Leis que amparam a EJA.
Fonte: Autor: Val Barreto, 2013.2
Discutindo
as diretrizes da EJA. Disponível em: http://www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq9/4_discutindo_diretrizes_cp9.pdf Acesso em 18 de
setembro, 2013 às 16h30min.
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