' '' PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, O QUE É? | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

28 julho 2011

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, O QUE É?


1. CONCEITO E MÉTODOS

 

Além de analisar os contextos biopsicossociais o qual o homem está inserido, é importante analisar o estabelecimento e manutenção desses contextos ao longo da sua história de vida, do seu desenvolvimento individual: vida intra-uterina, infância, adolescência, vida adulta, velhice.


De todos os mamíferos, os seres humanos são os mais imaturos ao nascer talvez porque, dentre todas as espécies, o ser humano é o que tem o sistema nervoso mais complexo. Quanto mais complexo o sistema nervoso de um organismo, maior o tempo necessário para alcançar a maturidade.

A Psicologia do Desenvolvimento é um campo da psicologia que descreve as funções psicológicas do ser humano, em especial da criança, como por exemplo: suas reações intelectuais, sociais e emocionais em diferentes idades, buscando descobrir como tais funções mudam com a idade.

Objetivos: descobrir quando e como cada tipo de comportamento vai aparecendo, o que tornam todos os membros da espécie similares e o que nos individualiza e nos torna diferentes uns dos outros

Utilidade: ajudar a criança a desenvolver-se normalmente, tornando-se uma adulto feliz, capaz de agir com autonomia e independência, atenuando os conflitos e reduzindo as frustrações. 

Hoje, já há normas de desenvolvimeno estabelecidas para vários comportamentos, por exemplo: a) tabelas de desenvolvimento motor que indicam quando uma criança consegue levantar o queixo, sentar-se, engatinhar, andar, pular num só pé, etc); b) de desenvolvimento da linguagem (pelas quais sabemos de quantas palavras, aproximadamente, é composto o vocabulário de uma criança aos 18 meses, com 1 ano, 2 anos, etc) e também há descrições sobre o desenvolvimento cognitivo, sexual, moral, etc. É importante frisar que, esses aspectos interagem e exercem influência uns sobre os outros.

Os principais métodos utilizados na psicologia do desenvolvimento, além da observação e da experimentação usados na psicologia de modo geral, são os métodos longiudinal e o transversal.

As observações longitudinais são efetuadas durante um longo período de tempo, empregando sempre os mesmos sujeitos. É um méodo demorado e dispendioso, porém muito útil para avaliar efeitos posteriores de experiências iniciais. Por exemplo, é indicado para observar o efeito da superproteção dos pais na personalidade do filho quando adulto.

As obsevações transversais são efetuadas em tempo muito menor, empregando sujeitos de diferentes idades. É um método mais fácil e econômico, com resultados mais rápidos. Por exemplo, observar o desenvolvimento do julgamento moral, em crianças de 4 a 10 anos, seriam submetidas a testes adequados a cada faixa etária.

As principais áreas do desenvolvimento que são estudadas na psicologia do desenvolvimento são:

      Cognitivo: mudanças nos processos de pensamento, memória e capacidades para a linguagem, etc. Se compreendermos como o desenvolvimento cognitivo se processa, pode-se evitar duas questões: ensinar a criança antes que ela esteja pronta para aprender e perder uma oportunidade preciosa por ensiná-la muito tempo após o momento adequado.
      motor ou físico: mudanças na altura e peso,  aquisição de habilidades motoras, etc.
      perceptivo: mudanças na visão e na audição, etc.
      linguagem
      moral
      psicossexual
      comportameto sociale personalidade alterações no autoconceito, identidade de gênero e relacionamentos interpessoais, etc.
      emocional

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