1. CONCEITO E MÉTODOS
Além de analisar os contextos biopsicossociais o qual o homem está inserido, é importante analisar o estabelecimento e manutenção desses contextos ao longo da sua história de vida, do seu desenvolvimento individual: vida intra-uterina, infância, adolescência, vida adulta, velhice.
De todos os mamíferos, os seres humanos são os mais imaturos ao nascer talvez porque, dentre todas as espécies, o ser humano é o que tem o sistema nervoso mais complexo. Quanto mais complexo o sistema nervoso de um organismo, maior o tempo necessário para alcançar a maturidade.
A Psicologia do Desenvolvimento é um campo da psicologia que descreve as funções psicológicas do ser humano, em especial da criança, como por exemplo: suas reações intelectuais, sociais e emocionais em diferentes idades, buscando descobrir como tais funções mudam com a idade.
Objetivos: descobrir quando e como cada tipo de comportamento vai aparecendo, o que tornam todos os membros da espécie similares e o que nos individualiza e nos torna diferentes uns dos outros
Utilidade: ajudar a criança a desenvolver-se normalmente, tornando-se uma adulto feliz, capaz de agir com autonomia e independência, atenuando os conflitos e reduzindo as frustrações.
Hoje, já há normas de desenvolvimeno estabelecidas para vários comportamentos, por exemplo: a) tabelas de desenvolvimento motor que indicam quando uma criança consegue levantar o queixo, sentar-se, engatinhar, andar, pular num só pé, etc); b) de desenvolvimento da linguagem (pelas quais sabemos de quantas palavras, aproximadamente, é composto o vocabulário de uma criança aos 18 meses, com 1 ano, 2 anos, etc) e também há descrições sobre o desenvolvimento cognitivo, sexual, moral, etc. É importante frisar que, esses aspectos interagem e exercem influência uns sobre os outros.
Os principais métodos utilizados na psicologia do desenvolvimento, além da observação e da experimentação usados na psicologia de modo geral, são os métodos longiudinal e o transversal.
As observações longitudinais são efetuadas durante um longo período de tempo, empregando sempre os mesmos sujeitos. É um méodo demorado e dispendioso, porém muito útil para avaliar efeitos posteriores de experiências iniciais. Por exemplo, é indicado para observar o efeito da superproteção dos pais na personalidade do filho quando adulto.
As obsevações transversais são efetuadas em tempo muito menor, empregando sujeitos de diferentes idades. É um método mais fácil e econômico, com resultados mais rápidos. Por exemplo, observar o desenvolvimento do julgamento moral, em crianças de 4 a 10 anos, seriam submetidas a testes adequados a cada faixa etária.
As principais áreas do desenvolvimento que são estudadas na psicologia do desenvolvimento são:
– Cognitivo: mudanças nos processos de pensamento, memória e capacidades para a linguagem, etc. Se compreendermos como o desenvolvimento cognitivo se processa, pode-se evitar duas questões: ensinar a criança antes que ela esteja pronta para aprender e perder uma oportunidade preciosa por ensiná-la muito tempo após o momento adequado.
– motor ou físico: mudanças na altura e peso, aquisição de habilidades motoras, etc.
– perceptivo: mudanças na visão e na audição, etc.
– linguagem
– moral
– psicossexual
– comportameto sociale personalidade alterações no autoconceito, identidade de gênero e relacionamentos interpessoais, etc.
– emocional
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.