' '' ' PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!: dezembro 2014

QUEM É VAL? (clique aqui)

Val Barreto, saiba mais sobre ela: "Professora, servidora pública municipal, pedagoga formada na Faculdade Metropolitana de Porto Velho, especialista em Educação/Supervisão, jornalista, escritora, militante da educação e uma das idealizadoras do movimento SALVE O IPAM. "

PROPOSTAS (clique aqui)

Confira as propostas de Val Barreto "Para a saúde pública,cultura, educação municipal, para os professores, servidores municipais, IPAM Saúde e mais!"

PARTIDO CIDADANIA 23

O cidadania busca de forma coerente concretizar– os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social. "com novos modelos e soluções para a urgente melhoria das condições de vida do povo brasileiro. "

FALE COM A VAL (clique aqui)

Entre em contato a Val Barreto: Esclareça suas dúvidas. Você pode entrar em contato pelo whatsapp (69) 993106942, pelo facebook, instagran, email e mais.

FAÇA PARTE (clique aqui)

Todo apoio e trabalho voluntário é bem vindo: "Há vagas para formiguinha, designer de redes sociais, colunista, marketing digital, Designer gráfico, dentre outras funções!" .

26 dezembro 2014

Conto/História infantil “A lebre e a tartaruga” + plano de aula e atividades


O conto A LEBRE E A TARTARUGA é uma boa opção para a Educação Infantil quando o assunto a ser abordado é a diversidade e o respeito a todos. A história traz uma moral e apesar de bem curta atrai a criança, por isso, nessa postagem há 1 plano de aula, a história e algumas atividades para colorir, mas também pode ser dada a criança uma folha em branco para desenhar o que entendeu da história. Confiram:

20 dezembro 2014

Conto/história ilustrada para Educação Infantil: A sementinha que não queria nascer – Download do livro em PDF


Conto/história ilustrado para Educação Infantil: A sementinha que não queria nascer – Baixe em PDF – Para baixar 1º vá em arquivo – 2º clique em Salvar como e salve no computador.


História ilustrada, colorida e muito atrativa para Educação Infantil.


Baixe essa história para seus alunos - CLIQUE AQUI

Conto/história ilustrada para Educação Infantil: O Girassol solitário – Download do livro em PDF


Conto/história ilustrado para Educação Infantil: O Girassol solitário – Baixe em PDF – Para baixar 1º vá em arquivo – 2º clique em Salvar como e salve no computador. 

História ilustrada, colorida e muito atrativa para Educação Infantil.

Baixe essa história para seus alunos - CLIQUE AQUI 

Conto/história para Educação Infantil: A galinha ruiva + Atividades para colorir


Hoje no Universo Pedagogia trago a vocês o conto “A galinha ruiva” e algumas atividades para realizar na Educação Infantil. A história e as atividades precisam ser impressas, então clique com mouse para visualizar em tamanho original, salve em seu computador e imprima. 

11 dezembro 2014

(Des) Alienação do Cotidiano Escolar: o conteúdo preestabelecido sem sentido, o professor falando o tempo todo e a avaliação classificatória


Obs: versão atualizada e ampliada está disponível em:

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 4a ed. São Paulo, Libertad, 2003.

Publicado na Revista AEC out/dez de 2000 (n. 117)

(Des) Alienação do Cotidiano Escolar
Sobre as relações um tanto obscuras e tenebrosas entre o Vestibular e os Cavaleiros do Apocalipse Pedagógico (o conteúdo preestabelecido sem sentido, o professor falando o tempo todo e a avaliação classificatória)
                                                                                                                                  
                                                                                      Celso dos S. Vasconcellos*

O cotidiano, por ele mesmo, enquanto apreensão imediata, não nos leva a lugar algum; inserido que está num circuito alienado, reificado, de morte, tende a ser reposto. Por outro lado, o mesmo vale para a reflexão pedagógica: de nada adianta, quando isolada, protegida pelos muros da academia. A emergência do cotidiano enquanto categoria de abordagem da prática educacional, perpassada, portanto, pela reflexão crítica e coletiva, tem se mostrado como um caminho extremamente fértil no enfrentamento dos desafios da sala de aula e da escola.

Alienação no cotidiano escolar: O professor alienado.


Por Valdineia Barreto

Este artigo foi escrito para este site, mas pode ser reproduzido de forma parcial ou total desde que haja as devidas referências aos autores.

Sugestão de referências:

COELHO, Valdineia Barreto. Alienação no cotidiano escolar: O professor alienado. Porto Velho: Universo Pedagogia, 2014. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2014/12/alienacao-no-cotidiano-escolar-o.html>.

O que é alienação?

         Para obter uma visão mais ampla sobre o que é a alienação é necessário analisar pelo menos três conceitos que abordam esse processo. Para Marx (1983), a alienação humana está relacionada a falta de objetivos em alcançar alguma meta. Foi o primeiro teórico a abordar o termo que surgiu no contexto do processo de produção da época. Max afirma que a alienação ocorre há uma relação do processo de produção que impede e constrange a realização do trabalho como “objetivação”, ou seja, como realização da natureza humana.

Breve análise da questão do gênero na música: Geni e o Zepelim – Chico Buarque


Esta foi uma das canções mais divulgadas e de maior sucesso da peça Ópera do Malandro, um musical de 1977/1978 de Chico Buarque. Popularizou-se através dos rádios. Seu refrão era geralmente cantado, muitas vezes, sem a compreensão adequada da letra da canção.

08 dezembro 2014

Síntese crítica: Gênero e sexualidade nos desenhos da Disney


1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste no resumo e inicia situando o livro que foi analisado e a partir disso, o capitulo do qual foi feito um resumo crítico. Em seguida é feita a apresentação critica e sintetizada sobre a temática “GÊNERO E SEXUALIDADE NOS DESENHOS DA DISNEY’, de modo que são feitas discussões junto a autora, a partir da concepção do tema como interesse primordial na área da Pedagogia.

2 SOBRE O LIVRO

            O livro “Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação” é resultado do encontro de vários estudiosos sobre questões relacionadas à saúde, religião, educação, corpo, sexo, gênero. A equipe de organização é formada por Guacira Lopes Louro, Jane Felipe e Silvana Vilodre Goellner. Trata-se da 5ª edição do livro pela Editora Vozes, publicado em 2010.

2.1.1 Sobre o capítulo em questão

O capítulo em questão é o 12, intitulado por Gênero e sexualidade nos desenhos da Disney”, escrito por Claudia Cordeiro Rael, uma das autoras que discute a temática de gênero e sexualidade.
           
3 GÊNERO E SEXUALIDADE NOS DESENHOS DA DISNEY

            A autora inicia citando a perspectiva de Louro (1998) sobre as múltiplas práticas sociais, as instituições e os discursos ao redor do sujeito fazendo com que este produza e reproduza  as diferenças existentes entre as pessoas, que faça distinções e propague a desigualdade.
            Rael (2010) explica que o avanço tecnológico, a grande quantidade de informações e a acelerada forma como se espalha altera as formas de aprender e a escola, como espaço de aprendizagem e de acesso a informação e conhecimento não está livre das modificações nas formas de aprender.
            A escola embora não seja mais considerada o centro do problema e mesmo não sendo a única via de conhecimento, ainda é umas instituições de propagação de conhecimento muito importante.  Existem também, outras vias de construção e de divulgação de saberes explica a autora, citando o “cinema, os documentários, os shoppings, os museus, os brinquedos, os vídeos-game, e a mídia em geral”. (RAEL, 2010, p. 160).

PPP – Projeto Político Pedagógico: Conceito, finalidade e aplicabilidade.



1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

            O Projeto Político Pedagógico, também conhecido pela abreviação PPP, define o perfil da escola, pois através dele é possível ter indicativos de quais caminhos percorrer para atender a finalidade da educação mediada no espaço escolar.
             Segundo Lopes (2010):

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele.

            Assim sendo, é o PPP que viabiliza as ações e propostas da escola para atingir aos fins que seja, contudo cabe destacar, o que caracteriza o PPP, ou seja, porque é projeto, porque é político e por que é pedagógico. Sobre essas três dimensões:

Síntese crítica do livro: “Pedagogia da Terra: Ecopedagogia e Educação Sustentável”


INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste na síntese crítica do livro: “Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável” do autor Moacir Gadotti que consiste em uma seleção de informações de diversos autores para reflexão sobre a temática da Educação ambienta e qual a prática ideal para o Pedagogo na sala de aula.
            A síntese inicia verificando alguns aspectos quanto a Pedagogia da terra com ênfase a ecopedagogia e educação sustentável, o que também requer que seja analisado o contexto da sociedade atual com respeito as eras que são vivenciadas e seus impactos a educação e ao estilo de vida da sociedade hoje.
            Este trabalho aborda traz algumas reflexões do autor sobre a educação do futuro que para ele, consiste na Pedagogia da práxis no qual estabelece algumas categorias para a análise das perspectivas atuais, além dos princípios pedagógicos para uma sociedade sustentável.
            Essa síntese aborda ainda a consciência ecológica, a ecopedagogia, ecoformação, o movimento pedagógico e a abordagem curricular bem como um breve comentário a cerca da demanda dos povos à proclamação dos direitos da terra, neste caso a tão estimada ‘carta da terra’.  A síntese se encerra com algumas considerações sobre a planetaridade, a globalização da cidadania e o movimento pela ecopedagogia.

1 PEDAGOGIA DA TERRA: ECOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

O Modelo Pedagógico VM para o desenvolvimento-de-competências segundo Vasco Moretto.



Esse artigo foi escrito originalmente para este site e pode ser compartilhado em sua totalidade ou parcialidade, contanto que sejam dadas as devidas referências:

COELHO, Barreto Valdineia. O Modelo Pedagógico VM para o desenvolvimento-de-competências segundo Vasco Moretto.  Rondônia Universo Pedagogia, 2014. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2014/12/o-modelo-pedagogico-vm-para-o.html> 



            Esse trabalho consiste no resumo da parte II do livro: “PLANEJAMENTO: PLANEJANDO A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS” do autor Vasco Pedro Moretto que consiste em uma seleção de informações do autor para reflexão sobre a temática do planejamento educacional como prática norteada do Pedagogo na sala de aula e desenvolvimento das competências do aluno.
  O resumo inicia verificando alguns aspectos quanto as competências não como alcance, mas como desenvolvimento e segue analisando uma interpretação do problema, a não listagem de competências a serem alcançadas, e ainda faz menções sobre a complexidade de situações, o modelo pedagógico do desenvolvimento-de-competências  e por fim, à guisa de conclusão


            Analisar o Pedagógico VM para o desenvolvimento-de-competências oportuniza reflexões significativas sobre como as competências do educando se configuram, aliás, é comum acredita que o aluno adquire às competências necessárias a aprendizagem no decorrer do ensino, contudo, Moretto (2013) acredita que essa posse de competências, não se alcança e sim se desenvolve de acordo com a prática pedagógica no cotidiano da sala de aula.

07 dezembro 2014

Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire


Download grátis - Para baixar – CLIQUE AQUI

Baixar grátis: Livro do Paulo Freire: Educadores de rua: uma abordagem crítica: alternativas de atendimento aos meninos de rua

 

Download grátis - Para baixar – CLIQUE AQUI

Baixar grátis: Livro do Paulo Freire: Que fazer: teoria e prática em educação popular


Autor: Freire, Paulo; Nogueira, Adriano S.
Ano: (Editora Vozes, 1999)
Formato – PDF

Download grátis -  Para baixar – CLIQUE AQUI