1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O
Projeto Político Pedagógico, também conhecido pela abreviação PPP, define o
perfil da escola, pois através dele é possível ter indicativos de quais
caminhos percorrer para atender a finalidade da educação mediada no espaço escolar.
Segundo Lopes (2010):
Toda escola tem
objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto
dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e
vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar
atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre
ele.
Assim
sendo, é o PPP que viabiliza as ações e propostas da escola para atingir aos
fins que seja, contudo cabe destacar, o que caracteriza o PPP, ou seja, porque
é projeto, porque é político e por que é pedagógico. Sobre essas três
dimensões:
É projeto porque
reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de
tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de
cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e
coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É
pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos
necessários ao processo de ensino e aprendizagem. (LOPES, 2010, p. 1).
Portanto,
ao o juntar as três dimensões, o PPP atua como um guia que direciona não
somente o diretor da escola, mas os professores e demais recursos humanos que
fazem parte do corpo pedagógico da escola.
Contudo,
embora o PPP seja um importante recurso de antecipara ações, é necessário que
seja completo para atender as demandas da escola, e que seja flexível já que é
comum a realidade escolar a necessidade de fazer adequações de acordo com a
aprendizagem do aluno e/ou outras necessidades da escola.
Lopes (2010), afirma que os
especialistas dizem que a elaboração o PPP, precisa ter alguns tópicos que
indispensáveis a sua execução, como: “Missão; Clientela; Dados
sobre a aprendizagem; Relação com as famílias; Recursos; Diretrizes
pedagógicas; Plano de ação”. (p. 1), por isso, se o PPP contemplar esses
tópicos é bem provável que possa efetivar melhorias no trabalho em equipe da
escola, no ensino-aprendizagem dos alunos, na família e na comunidade.
1.1 CONCEITO
Analisar
o conceito de Projeto Político Pedagógico requer que primeiro seja analisado o
conceito de projeto que como sugere Gadotti (1994, p. 10), a palavra projeto
vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a idéia de
movimento, de mudança.
No
caso do Projeto Político Pedagógico, em específico, Vasconcellos (1995, p. 143),
afirma que se trata de:
[...] um instrumento
teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da
escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o
que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita
resignicar a ação de todos os agentes da instituição.
Analisar
esses termos possibilita ao acadêmico de Pedagogia, a saber, compreendê-lo, bem
como a posicionar-se de forma mais claramente e aberta quando estiver envolvido
em sua elaboração, revisão ou em reuniões durante exercício da profissão.
1.2 FINALIDADE
Embora definir qual a
finalidade do PPP seja um desafio diante de tantas possibilidades surge a
partir de sua proposta adequada na escola, Veiga (2000) afirma que a finalidade
do projeto Político-Pedagógico é propor uma formação de organização do trabalho
pedagógico “visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações
competitivas, corporativas e autoritárias na tentativa de acabar com a rotina do
mundo interno da instituição”. (p. 3).
1.3 APLICABILIDADE
Após
a elaboração coletiva do PPP pelo corpo pedagógico, o projeto é aplicado na
escola para auxiliar na organização, superação dos problemas e as necessidades
da escola. A aplicação também consiste
em nortear a escola a como proceder de acordo com a demanda e necessidades da
escola e caso as metas e objetivos não sejam alcançados no decorrer do ano
escolar que passou, pode ser reformulado já que é flexível para isso.
Segundo
Libâneo (2004), o documento é colocado a disposição da escola, professores,
família e comunidade escolar, ao ser aplicado deve nortear as ações do processo
educativo desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais
e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade
escolar.
RERERÊNCIAS
GADOTTI, Moacir. Pressupostos
do Projeto Pedagógico. In MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação
para todos. Brasília, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização
e Gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiania, GO: Alternativa, 2004.
LOPES, Noemia. PPP na
prática. São Paulo: Nova escola, 2010. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projetopoliticopedagogicoppppratica-610995.shtml. Acesso em: 5, novembro, 2014, às 21:00.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de
Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
VEIGA, I. P. A. Projeto
Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 10 ed. Campinas, SP: Papirus,
2000.
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