As crianças mesmo ainda pequenas já possuem conhecimentos, já sabe o que é cair, tropeçar, já sabe contar ao professor que foi mordido, que apanhou do coleguinha. Pois é. Eis aí o ponto onde quero chegar.
As crianças gostam de contar à professora o que aconteceu no fim de semana, o que aconteceu no dia anterior, ou a 5 minutos atrás, não necessariamente nessa ordem, mas o fato é que a criança quer transmitir ao professor as suas experiências de vida, as coisas que aconteceram, o professor ao ouvir tais histórias e o redizer dos acontecimentos do ponto de vista da criança.
O professor deve ter um bom senso de interpretação, pois dependendo da faixa etária das crianças a fala ainda não está totalmente desenvolvida, é indispensável estar atento aos gestos, expressões e na pronuncia incoerente que lhes são características. É muito significativo para a criança contar ao professor as experiências vivenciadas por ela, seja um passeio no parque, um fim de semana no sítio, um filme que assistiu uma voltinha no shopping. O fato é que o professor deve estar atento às conversas e esforçar-se para entender o que a criança quer dizer.
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.