' '' PESQUISA SOBRE TIPO DE GESTÃO DA ESCOLA | PROF VAL BARRETO - CANDIDATA A VEREADORA DE PORTO VELHO!

18 fevereiro 2011

PESQUISA SOBRE TIPO DE GESTÃO DA ESCOLA

TIPO DE GESTÃO DA ESCOLA

            Na educação, o tipo de gestão usada na escola tem um efeito muito grande na qualidade da educação divido aos processos de descentralização da gestão escolar, hoje percebidos como uma das mais importantes tendências das reformas educacionais em nível mundial e um tema importante na formação continuada dos docentes e nos debates educacionais com toda a sociedade é muito importante para o pedagogo ter conhecimento do modelo de gestão usado hoje pelos profissionais dessa área. Mas afinal qual o modelo de gestão trabalhada hoje pelos pedagogos? Quais são as ações que estão sendo desenvolvidas nesse modelo de gestão que está sendo trabalhado? A escola possui A.P.P ou conselho escolar, funciona como? Quais as dificuldades encontradas pelos profissionais dessa área para administrar a escola?


1 JUSTIFICATIVA

            Perguntas como essas serão respondidas de acordo com uma pesquisa realizada, no entanto os profissionais entrevistado não terá sua identidade revelada.

2 OBJETIVO GERAL

            Expor através da pesquisa realizada a verdadeira importância dos conhecimentos sobre a atual gestão escolar para o pedagogo, o auxilio real fornecido no exercício da profissão no dia-a-dia e como é a experiência como um profissional dessa área.

3 OBJETIVO ESPECÍFICO

            Mostrar para o acadêmico de pedagogia, o quanto é relevante obter conhecimentos sobre os tipos de gestão escolar usados hoje, porque o modelo de gestão deve abrir um caminho, para conseguir chegar a uma meta, para então saber atingir objetivos positivos para a educação.

4 METODOLOGIA

            Foi feita uma visita à uma escola, e após uma conversa com um profissional da gestão escolar realizou-se perguntas como: Qual o modelo de gestão vocês trabalham? Quais são as ações que vocês estão desenvolvendo nesse modelo de gestão que está sendo trabalhado? A escola possui A.P.P ou Conselho escolar? Funciona como? Quais são as dificuldades encontradas por você para administrar a escola?

5 EMBASAMENTO TEÓRICO

Qual o modelo de gestão vocês trabalham?

“Aqui trabalhamos o modelo de gestão democrática da educação formal que está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais.”
           
Quais são as ações que vocês estão desenvolvendo nesse modelo de gestão que está sendo trabalhado?

“Trabalhamos com ações que desencadeiem a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional”.

A escola possui A.P.P ou Conselho escolar? Funciona como?

“Possui um conselho escolar através de eleição, formado por 12 membros, esses representantes participam de todas as ações, e ficam a par de tudo e funciona como ponte de acesso às estratégias que garantem a permanência na escola, tendo como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação”.



Quais são as dificuldades encontradas por você para administrar a escola?

“Muitas dificuldades porque a responsabilidade é muito grande, e a sociedade está cada vez mais deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios. Acho que lidar com as pessoas é a parte mais difícil, pois as dificuldades que eu tenho na minha profissão, no meu dia-a-dia é justamente essa”.


6 RESULTADOS ESPERADOS

            Partindo das respostas obtidas através dos questionários é possível refletir e considerar a relevância da gestão escolar para o pedagogo, pois ela representa atualmente o desenvolvimento e facilita a administração da escola. Mas organizar o trabalho pedagógico em escola pública não é uma tarefa fácil é algo abrangente, requer uma formação de boa qualidade além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia, liberdade, emancipação e a  participação na construção do projeto político-pedagógico. Numa gestão democrática,o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros,deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar,deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos membros,respeitando  individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.

0 Comentários - Comente!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.