M0TIVAÇÃO E LIDERANÇA
Motivação e liderança são dois temas que estão ligados e se complementam. O líder não motiva seus seguidores, mas se constitui peça-chave em não permitir que a motivação dos seguidores vá definhando até desaparecer definitivamente. Quando o seguidor sente ambos se estabelece de maneira firme e duradoura.
E indispensável para qualquer grupo que almeja atingir sua eficácia que possua alguém para orientá-lo na direção desejada. Este alguém é reconhecido como o líder do grupo. O fator liderança adquire atualmente importância fora do comum, principalmente, dentro do contexto organizacional.
As empresas podem se consideradas como predominantemente formadas de grupos de pessoas que precisam ser coordenadas em seus esforços individuais, a fim de que as metas e os objetivos comuns sejam alcançados. Cada dia mais se tem valorizados aqueles que usam com eficácia seus recursos pessoais no cumprimento da responsabilidade de dirigir os seguidores de maneira eficaz.
Liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridades não sabem exercer a liderança. Outras a exercem sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema em determinado setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo.
Um líder considerado eficaz, além de preocupar-se com o desenvolvimento integral de toda a potencialidade dos seguidores, consegue que os mesmos, a desconsiderar seus próprios interesses para comprometer-se com os objetivos propostos pelo grupo ao qual pertencem.
Esse tipo de liderança é, no geral, exercido de maneira natural, de tal forma que o líder, nessas circunstâncias, recebe do seguidor a autorização para exercer sua influência sobre ele. Na prática, só se segue um líder que seja admirado pelo seguidor. As características de personalidade do líder são de muita importância, mas as que são de muita importância, mas as que são essenciais diferem consideravelmente conforme as circunstâncias. Os líderes transferidos de um tipo de instituição social para outro, tanto estão sujeito ao malogro quanto ao sucesso.
O líder nasce como tal ou que se possa formá-lo.Na verdade,não somente individuais,como também grupais e ambientais, devem se cruzar para ser possível observar o fenômeno da liderança..
Dentro dessa perspectiva, o líder passa a ser visto favoravelmente pelo seu seguidor. Por outro lado, o líder também precisa estar motivado para tanto e isso significa necessariamente querer liderar.
O verdadeiro líder solicitado pelo grupo precisa ser eficaz a ponto de manter o grupo coeso, de interpretar aquilo que está ocorrendo e fixar, assim, a melhor direção a seguir: Isso é o que esperam dele os seus seguidores. O grande objetivo é o de conseguir que todo o dinamismo possível do qual as pessoas são capazes se transforme em ação coordenada tendo em vista um mesmo objetivo a ser atingido.
Parece ficar bem claro que a principal missão do líder deve contar com sua habilidade de coordenar atividades de cada membro em particular, a fim de que a produtividade grupal flua de maneira normal, ao mesmo tempo em que se verifica harmonia na participação de cada membro do grupo. Para tanto, usa sobretudo aquilo que convencionou chamar de habilidade interpessoal.
Motivação não é algo que possa ser diretamente observado; inferimos a existência de motivação observando o comportamento. Um comportamento motivado se caracteriza pela energia relativamente forte nele despedida e por estar dirigido para um objetivo ou meta.
Muitas palavras são comumente usadas como sinônimos de motivo, embora signifiquem coisas diferentes. É o que acontece com as palavras: incentivos e impulso. Incentivo é um objeto, condição ou significação externa para o qual o comportamento se dirige. Pode se distinguir entre o incentivo positivo, aquele na direção do qual o comportamento se dirige (como o alimento, o dinheiro, o sucesso e incentivo e negativo, do qual o individuo procura afastar-se ou que é ativamente evitado (como o ferimento, o isolamento social).
Alguns autores usam o termo “ objetivo” com o sentido aqui atribuído a “incentivo” Impulso é considerado a força que põe o organismo em movimento, é entendido como a conseqüência de uma necessidade.A fome , por exemplo, é um impulso , conseqüência da necessidade do alimento. O impulso é a fonte de energia dos motivos de sobrevivência . Difere de motivo porque não dá direção definida ao comportamento , é apenas seu ativador.
O termo impulso parece mais freqüentemente quando os autores se referem a motivos fisiológicos como a fome e a sede. Quando se trata de motivos mais complexos, como o de realização, prestígio entre outros. Comumente se empregam o termo necessidade.
Alguns motivos, como a fome, a sede são considerados não-aprendidos, Istoé, “naturais da espécie”. Estão presente no nascimento ou surgem por efeito da maturação . Apesar de serem independentes da aprendizagem para seu aparecimento, sabe-se que podem ser influenciados, pelo menos em parte, por ela. Outros motivos são basicamente aprendidos. Aprendemos, por exemplo, a desejar a aprovação social, a valorizar e almejar o dinheiro.
A identificação de um motivo auxilia na compreensão do comportamento humano porque pode explica, simultaneamente, várias atividades. Por exemplo, o chamado motivo de afiliação pode levar um mesmo individuo a participar de um grupo esportivo, de um clube de pais e mestre e de um movimento político.
Também e necessário considerar que um mesmo motivo atuando ao mesmo tempo. Assim ao procurar desempenhar-se bem no exercício da profissão, alguém pode estar motivado pela necessidade de realização e de prestigio simultaneamente.
Como se sabe, há muitos fatores, além dos motivos, que influem sobre o comportamento, como a percepção, as emoções, a aprendizagem. Alem disso , os motivos humanos muitas vezes são inconscientes e , nesse caso, a pessoa não sabe qual o motivo real ou qual e o seu objetivo. Pode dar boas razões para os seus comportamentos, mas que talvez sejam falsas.
Resumo retirado de:
BERGAMINI, Cecília Wliterer, Motivação e Liderança: uma questão de estilo. 4°ed. São Paulo: 2006.
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.