IDADE | FASES | CARACTERÍSTICAS | |||
¹ ERIKSON (psicosocial) | ² FREUD (psicosexual) | ³ PIAGET (cognitivo) | |||
0 à 18 meses | Confiança vs. Desconfiança. | Oral | Sensório-motor | ¹Desenvolvimento da confiança no ambiente. ² Experimenta um grande prazer com a atividade oral. ³ Experimentam o mundo com o movimento e os sentidos. | |
18 meses aos 3 anos | Autonomia vs. Vergonha | Anal | Sensório- motor | ¹Afirmação de escolha e vontade. ² sentem prazer com o tato, e odor da região anal ³ Pensar mágico predominantes. | |
3 aos 6 anos | Iniciativa vs. Culpa | Fálica | Operações concretas | ¹ Capacidade de aprender ² Manipulação dos seus genitais ³ Não pode conservar ou usar pensar lógico. | |
6 anos até à puberdade | Diligência vs. Inferioridade | Latência | |||
¹ A competência ajuda a pedir coisas ou fazê-las funcionar. ² Retraimento da energia sexual. ³ Começam a pensar logicamente. | |||||
12 à 18 | Identidade vs confusçoes de papéis | G E N I T A L | O P E R A Ç Ô E S F O R M A I S | ¹ Aprende o valor do trabalho, adquire prática e usa ferramentas. ² Sexualidade e amadurecimento. ³ Desenvolvimento do raciocínio abstrato, as crianças desenvolvem o pensamento abstrato e podem facilmente conservar e pensar logicamente em sua mente. | |
18 à 30 | Intimidade vs isolamento | ||||
30 à 60 | Generatividade vs auto-absorção |
18 fevereiro 2011
Tabela do Desenvolvimento Humano Segundo Erikson, Freud e Piaget.
Postado por
Unknown
às
11:38
0 Comentários - Comente!
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.